Bancários do Banco do Brasil realizam Dia Nacional de Luta contra o desmonte do BB

Bancários e bancárias do Banco do Brasil realizam, nesta terça-feira (29), Dia Nacional de Luta contra desmonte do BB, que pretende reduzir 18 mil funcionários e fechar mais de 700 agências em todo o país. Sindicatos de várias regiões do país realizaram protestos e paralisações em diversas agências do Banco do Brasil.

O plano de reestruturação foi anunciado pelo banco no último dia 20, sem debate prévio com os funcionários ou com as entidades de representação da categoria bancária.

Segundo Wagner Nascimento, um pacote de medidas desse porte deveria ter sido discutido com a sociedade e os trabalhadores. Além disso, o dia de luta visa alertar a população e o banco sobre os inúmeros problemas causados pela reestruturação. “A nossa mobilização tem o objetivo de conscientizar a população em relação ao desmonte de um dos principais bancos públicos, patrimônio do povo brasileiro. Esta data também visa chamar a atenção do banco em relação aos inúmeros casos de funcionários que estão perdendo seus cargos e seus locais de trabalho. Precisamos sensibilizar o banco a fim de que ele venha resolver os problemas causados por essa enorme reestruturação”, ressaltou Wagner.

Sob o comando do governo ilegítimo de Temer, o BB anunciou fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento. A medida faz parte de um pacote de desmonte do banco público, que inclui um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), com a finalidade de atingir 18 mil empregados, e o encerramento de 31 superintendências regionais.

Curitiba

No Paraná, foram fechadas mais de 20 locais nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Somente em Curitiba, foram fechadas seis agências: Presidente Kennedy, Carlos Gomes, Conselheiro Laurindo, Novo Mundo, Mariano Torres e Walmart Cabral. Na capital, as agências anunciadas de fechamento estiveram com suas atividades paralisadas no dia de hoje. Já em Londrina, sete locais de trabalho permaneceram fechados durante todo o dia.

Espírito Santo

Em Grande Vitória foram paralisadas sete agências estratégicas até meio-dia. No Espírito Santo quatro agências estão no programa de desmonte, as unidades Moscoso e Rio Branco, em Vitória, que serão fechadas, e as agências Expedito Garcia, em Cariacica, e Jardim Limoeiro, em Serra, que serão transformadas em postos de atendimentos.

Paraíba

Nesta terça-feira (29), os bancários de João Pessoa paralisaram, das 9h às 11h, as agências do BB: Mag Shopping, Shopping Sul, Cabo Branco e Espaço Cultural. O ato, coordenado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, teve como objetivo protestar contra a reestruturação anunciada pela instituição financeira.

Cornélio Procópio

O Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio retardou a abertura do BB de Cornélio para às 12h e entregou carta aberta para a população, neste Dia Nacional de Luta em defesa do banco público.

Mogi e Região

Com o objetivo de reforçar sua indignação com o processo de reestruturação anunciado pelo Banco do Brasil, que afetará diversos trabalhadores, bancários e bancárias de Mogi e Região realizaram nesta terça-feira protestos nas agências do BB contra a medida que prevê o fechamento de agências e a extinção de 18 mil vagas.

Campo Grande

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande realizou protestos contra a reestruturação do BB, com paralisações nas agências Parque das Nações e Cachoeira.

Jundiaí e Região

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região fizeram reuniões com os funcionários das agências do Banco do Brasil de sua base sindical que estão na lista das que serão fechadas em decorrência da reestruturação.

Em uma “Carta Aberta à População”, produzida pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, os funcionários do BB ressaltam que a reestruturação traz reflexos imediatos na qualidade do atendimento aos clientes, que são os maiores prejudicados ao lado dos funcionários. Lembram, ainda, que o BB é responsável por cerca de 60% do crédito agrícola no país e que esta atuação também será afetada, prejudicando os pequenos e médios produtores.

Bragança Paulista

O Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista realizou a entrega do Boletim Especial do BB em todas as agências, e carta aberta aos clientes nas duas agências que serão fechadas.

Campinas

Em consonância ao calendário nacional, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região realizou, nesta terça-feira (29), o início a jornada de lutas contra a reestruturação e desmonte no BB.

Foi o primeiro dia de paralisação desde que a reestruturação foi anunciada, com fechamento durante todo o dia das agências da Avenida Brasil, Benjamim Constant, Anhanguera, Ceasa, Nova Aparecida, Sousas, São Quirino, Santa Genebra.

A jornada de lutas prossegue até o dia 2 de dezembro, onde serão fechadas diversas agências em protesto.

Catanduva

Em Catanduva, dirigentes do Sindicato estiveram na agência da rua Minas Gerais, que teve suas atividades encerradas. Eles distribuíram uma carta aberta aos clientes denunciando o impacto do fechamento de agências na rotina de bancários e da população.

Também houve paralisações em cidades de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Pernambuco.

Fortaleza e Região

“Governo Temer fechou essa agência” dizia a faixa na entrada das cinco agências anunciadas para fechamento definitivo no desmonte do Banco do Brasil, em Fortaleza, dentro da proposta do governo golpista Temer. Nesta terça (29), estiveram paralisadas as agências Monsenhor Tabosa, Santos Dumont, Lagoa de Messejana, Aeroporto e Dnocs. Os dirigentes sindicais, na ocasião, aproveitaram para reunir os funcionários para debater o formato e o prejuízo que essa reestruturação do BB trará, bem como as saídas possíveis.

Durante esta semana, diversas ações estão sendo realizadas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará em protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, ficando ao lado dos funcionários que serão atingidos pelas medidas apresentadas pelo Banco, assim como orientando-os como resguardar seus direitos.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Dina Nacional de Luta.

Matéria atualizada às 19h30.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram