Bancários do ABC festejam os 50 anos com mostra fotográfica

O Sindicato dos Bancários do ABC promove, de 7 a 23 de novembro, a exposição fotográfica “50 anos do Sindicato dos Bancários do ABC”, que resgata a trajetória da entidade criada em 1959. A mostra vai desenrolar essa linha do tempo em mais de uma dezena de banners, apresentando personagens e realizações do Sindicato e contextualizando essa atuação com os panoramas regional, nacional e mundial. O evento integra projeto idealizado pelo Sindicato em 2007 que já resultou em entrevistas, pesquisas e divulgação em publicações internas, da área sindical e na grande imprensa. Os 50 anos da entidade também já foram celebrados com a inauguração de uma nova sede, em abril deste ano, reformulação da comunicação (jornal e site) e um concurso cultural na categoria para escolher a frase que marcará essas cinco décadas de atividade.

Segundo a presidenta do Seeb ABC, a historiadora Maria Rita Serrano, o projeto 50 anos inclui ainda a publicação de revista comemorativa cujo lançamento está previsto para março de 2008, realização de um vídeo e o término, também no próximo ano, das reformas na antiga sede, com a inauguração de centros de formação, memória e biblioteca. Além de resgatar a história do Sindicato e dos bancários do Grande ABC a mostra fotográfica objetiva homenagear a todos aqueles trabalhadores e sindicalistas que buscaram e buscam melhores condições de trabalho e vida. Entre as curiosidades estão imagens obtidas no jornal Folha Bancária, de São Paulo, que reportam a conquista do Instituto de Pensão e Aposentadoria dos Bancários (IAPB) na região e uma passeata ocorrida em 1966. Na área documental, registros pesquisados junto ao Arquivo do Estado de SP dão conta da vigilância do Deops sobre sindicalistas da entidade nos turbulentos anos 60.

A mostra tem o apoio do Sesi Santa Terezinha, em Santo André, que cedeu seu saguão para a instalação. Ela será precedida de coquetel no dia 6 de novembro às 19h30. A partir do dia seguinte a visitação, gratuita, poderá ser feita das 9h às 19h de segunda a sexta-feira, estendendo-se até o dia 23. O Sesi fica na Praça Dr. Armando de Arruda Pereira 100. Após o encerramento do evento, no dia 24, será divulgada a frase vencedora do concurso cultural “Crie uma Frase para os 50 Anos do Sindicato”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram