Bancários do ABC denunciam contingenciamento no Itaú da Rudge Ramos

A greve dos bancários entra hoje em seu nono dia e se espalha em direção aos bairros no ABC Paulista. Um deles é o do Rudge Ramos, em São Bernardo, onde os diretores sindicais encontraram uma situação de total desrespeito à prática sindical: no banco Itaú foi montado um esquema de contingenciamento, com trabalhadores sendo deslocados de São Paulo para atuar no lugar onde as atividades estão paralisadas. A prática é ilegal e já foi denunciada pelos sindicalistas.

"O Itaú mandou mais de 50 funcionários para o Rudge, na agência da avenida Rudge e na entrada da rua Londrina, onde também funciona uma plataforma do banco. Já existe uma liminar contra esse tipo de procedimento obtida pelo Sindicato de São Paulo, e o banco vai ter que pagar por infringir a lei", destaca o diretor sindical Darci Torres Medina, o Lobão. 

A liminar a que o diretor se refere foi concedida no último dia 9 e estabelece que o Itaú está proibido de alterar locais e horários de trabalho dos empregados ou promover outros atos de contingenciamento que firam o direito de greve. A decisão do juiz da 35ª Vara do Trabalho de São Paulo saiu após o Sindicato de SP ingressar com ação denunciando, com provas enviadas pelos trabalhadores, os absurdos cometidos pelo banco. A decisão estabelece multa diária de R$ 50 mil.

Direito de greve 

É bom lembrar que o direito de greve é garantido constitucionalmente, assim como a utilização de todos os meios pacíficos para divulgação do movimento e convencimento dos trabalhadores. Assim, é fundamental que os bancários denunciem atitudes antissindicais como essa, pressão para que voltem ao trabalho ou qualquer outro tipo de estratégia para impedir a greve. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram