Bancários discutem fusões e a ofensiva do BB sobre os bancos regionais

Rede de Comunicação dos Bancários
Jair Rosa/Seeb São Paulo

A economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), Ana Quitéria Martins, abriu a mesa temática “Bancos regionais e fusões” com uma exposição sobre a situação dos bancos estaduais e regionais e a ofensiva do Banco do Brasil para incorporar diversas instituições financeiras.

A economista destacou a importância dos bancos públicos estaduais e regionais no desenvolvimento local. “Por conhecerem os aspectos e as necessidades locais, são fundamentais para impulsionar a economia. Para se ter idéia, 75% de todo o crédito do país está concentrado na região Sudeste. Esses bancos servem justamente para levar o crédito para localidades fora desse eixo”, destacou.

O debate conta com a presença de trabalhadores do Banco do Brasil, Nossa Caixa, Banrisul, Besc, BRB, Banestes entre outros.

A economista enfatizou que o Banco do Brasil está com uma postura de incorporação que, se finalizada, com a Nossa Caixa, Besc e BRB, terá um crescimento que chegará a R$ 50 bilhões em seus ativos. “Isso o colocaria bem a frente dos maiores bancos, como o Bradesco”, disse.

Defesa

Os debates dos delegados na segunda parte do debate será em torno de formas de mobilização para defender os empregos e os direitos de todos os trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram