Bancários definem calendário de luta para construir novo aditivo do Santander

Começa organização e mobilização para novo aditivo do Santander

A Contraf-CUT, federações e sindicatos definiram nesta segunda-feira, dia 25, o calendário de luta para o processo de negociação com o Santander, visando construir um novo acordo aditivo à convenção coletiva dos bancários. O prazo de vigência do atual aditivo, válido por dois anos, termina no próximo dia 31 de agosto, quando também vencem o acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e os Termos de Compromisso Cabesp e Banesprev.

O calendário foi aprovado por consenso em reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, com a participação de dirigentes sindicais de todo país.

“Aprovamos um calendário que valoriza a participação dos bancários. Para tanto, vamos fazer uma consulta aos trabalhadores do Santander, levantar as reivindicações específicas, elaborar a pauta unificada, realizar assembleias em todos os sindicatos e, por fim, entregar a minuta para a direção do Santander”, afirma o coordenador da COE do Santander, Marcelo Sá.

“Vamos deflagrar um processo de organização e mobilização, buscando firmar um novo aditivo que traga avanços e novas conquistas e reconheça o empenho dos trabalhadores brasileiros, hoje responsáveis por 25% do lucro mundial do Santander, o melhor desempenho em todos os países onde atua, superando até mesmo a matriz na Espanha cuja participação no lucro caiu para 13%”, destaca o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Veja o calendário de luta aprovado:

. até 1º de agosto – Contraf-CUT disponibiliza consulta aos bancários do Santander

. 1º a 10 de agosto – realização da consulta nas agências, postos e departamentos do banco, junto com reuniões nos locais de trabalho e encontros regionais e estaduais

. até 12 de agosto – remessa das propostas de reivindicações específicas para o coordenador da COE do Santander, Marcelo Sá pelo e-mail [email protected]

. 15 de agosto – Contraf-CUT promove reunião de sistematização das propostas recebidas

. 17 de agosto – Contraf-CUT disponibiliza minuta específica de reivindicações aos sindicatos

. 18 a 25 de agosto – realização de assembleias pelos sindicatos para discussão e aprovação da minuta específica de reivindicações

. 30 de agosto – data indicativa para a entrega da minuta específica de reivindicações para a direção do Santander

Rede Sindical do Santander nas Américas

Os debates desta segunda-feira antecederam a 8ª Reunião do Comitê Sindical Internacional do Grupo Santander da UNI Américas Finanças, que ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 26 e 27, em conjunto com a 6ª Reunião do Comitê Sindical Internacional do Grupo Itaú da UNI Américas Finanças, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo.

Além dos brasileiros, estão confirmados representantes dos bancários do Santander na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Espanha.

As discussões também acontecem na véspera da 8ª Reunião do Grupo Diretivo da UNI Américas Finanças, que acontece nesta quinta-feira, dia 28, igualmente na sede da Contraf-CUT. Os participantes das reuniões das redes sindicais estão convidados a acompanhar as discussões como observadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram