Bancários de Zona da Mata e Região realizaram o ato ‘Banqueiros não dão canja’ nesta segunda (26)

Os bancários (as) completaram hoje 21 dias de movimento paredista. Sem avanços, o Sindicato dos Bancários de Zona da Mata e Região (Sintraf JF) realizou nesta segunda-feira (26) o ato “Banqueiros não dão Canja pra ninguém”, uma alusão ao desrespeito dos bancos às reinvindicações da categoria, aos clientes e usuários. Hoje foram 63 agências fechadas na Zona da Mata e Região, sendo 43 em Juiz de Fora. Além disso, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) marcou mais uma rodada de negociação.

A manifestação aconteceu após as atividades do dia, às 16:30h, no Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Itaú. Diretores do Sintraf JF distribuíram Canja para a população, esclareceram os motivos da greve e a importância de todo trabalhador lutar por garantias.

“Nós lutamos por melhorias no setor financeiro. O salário do bancário não é alto como muitos pensam. A categoria é obrigada a gastar seu dinheiro para trabalhar bem arrumada, impecável, na agência; o bancário não trabalha apenas de 11h às 16h, esse é apenas o horário de atendimento; poderia listar aqui inúmeros enganos com a profissão, mas a questão maior é a exploração do banqueiro. Com alta lucratividade – conquistada através do trabalhador e das altas taxas de juros – os banqueiros negam aumento real para a categoria e nem mesmo discutem as questões sócias. Vamos continuar lutando até sermos ouvidos, pois só a luta nos garante”, destaca Robson Marques, diretor de comunicação do Sintraf JF.

Nova rodada de negociação

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) atendeu, nesta segunda-feira (26), à solicitação feita pelo Comando Nacional dos Bancários e confirmou uma nova rodada de negociações para esta terça-feira (27), às 14h, em São Paulo.

Na sexta-feira (23), o Comando enviou um oficio à Fenaban para solicitar a volta das negociações da Campanha Nacional 2016. No texto, o Comando reforçou que, como os dirigentes sindicais estariam reunidos em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, eles se colocavam à disposição para a retomada dos temas tratados na mesa de negociação.

Nesta segunda-feira, quando os bancários chegam ao 21º dia de greve, 13420 agências e 33 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas. O número representa 57% das agências de todo o Brasil.

Redução do Emprego

De acordo com a Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada nesta segunda-feira (26) pela Contraf-CUT, de janeiro a agosto de 2016, houve fechamento de foram fechados 9.104 postos de trabalho nos bancos brasileiros, sendo a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro.  Isso representa um aumento de 51,7% em relação ao número de postos fechados no mesmo período em 2015, quando foram extintos 6.003 postos. E equivale à quase totalidade dos postos fechados em todo o ano passado (9.886).

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram