Bancários de SP preparam a 10ª edição da São Pilantra

(São Paulo) Está marcada a corrida da pilantragem. No dia 28 de dezembro, às 10h30, será dada a largada para a 10ª edição da São Pilantra. A tradicional corrida, paródia da prova de São Silvestre, é organizada pelo Sindicato de São Paulo desde 1998 para denunciar aqueles que durante o ano mais prejudicaram os bancários e a população.

Os trabalhadores, que sofrem durante todo o ano com o assédio moral e a pressão pelo cumprimento de metas, também podem se manifestar elegendo seu “pilantra” predileto. Os votos devem ser enviados para o [email protected] ou participando da corrida que terá início no Vão Livre do Masp.

Neste ano, o vereador Dalton Silvano (PSDB) – que já venceu a prova em 2005 – aparece novamente como forte concorrente em virtude do projeto de lei que proíbe que os bancos mantenham suas portas de segurança.

O governador tucano José Serra, em virtude dos sucessivos ataques que tem promovido contra as empresas públicas paulistas, entre elas o Banco Nossa Caixa, também entra forte na disputa.

As terceirizações que tanto prejudicam os trabalhadores e os maus peritos do INSS também estão no páreo. A violência será um tema presente na São Pilantra, com citações para a Justiça do Pará – que manteve uma menina de 15 anos foi mantida presa numa cela com 35 homens – e Bauru – onde um adolescente morreu após ser torturado por policiais.

História
A corrida, realizada pelo Sindicato desde 1998, foi criada para pressionar o antigo banco Mercantil de São Paulo (hoje controlado pelo Bradesco) a pagar a participação nos lucros e resultados devida aos funcionários.

Ao longo dos anos, o Unibanco sagrou-se o grande campeão da pilantragem, com três “conquistas” (1999, 2000 e 2002, todas por demissões e desrespeito à liberdade sindical), sendo que em 2000 dividiu o título com o juiz Lalau.

Em 2001, o vencedor foi Paulinho, presidente da Força Sindical, por sua atuação a favor da flexibilização de direitos da CLT. Em 2003, o ABN Real de Fábio Barbosa, que demitira 190 pessoas às vésperas do Natal, foi o campeão. O banqueiro Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, levou o prêmio em 2004. O vereador Dalton Silvano, que este ano volta à disputa, sagrou-se o grande vencedor de 2005 graças à lei das portas. Em 2006, os vencedores da São Pilantra foram o então governador Cláudio “Lento” e o ex Geraldo “Alckman”, pela péssima administração da Nossa Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram