Bancários de Rondônia protestam no Santander contra demissão por LER/Dort

(Porto Velho) O Sindicato dos Bancários de Rondônia realizou na última sexta-feira (29.02) ato público de protesto em frente a agência do Banco Santander (Banespa) para denunciar a demissão de um funcionário com 19 anos de casa, acometido de Lesão por Esforço Repetitivo (LER/Dort). Em decorrência de acidente de trabalho.

A manifestação retardou a abertura da agência em uma hora, tempo em que a agência ficou com os serviços de atendimento suspensos aos clientes. A data de realização do protesto coincidiu com a comemoração do Dia Internacional de Conscientização e Combate às Ler/Dort.

A data escolhida não foi por acaso. O Santander possui longo histórico de perseguição a trabalhadores que são acometidos de patologias em decorrência de acidente de Trabalho, no caso as LER/Dort. Nada mais justo que realizar um protesto no dia em que a data é comemorada mundialmente.

O lucro do Santander foi de aproximadamente R$ 2 bilhões, montante que não reflete o valor dado aos empregados pela direção do banco. Pelo contrário, o lucro cresce inversamente à valorização e condições de trabalho.

Tanto dinheiro para nada. Os empregados continuam sendo vítimas da excessiva carga de trabalho, bem como da cobrança para que cumpram as metas estabelecidas. A falta de condições de trabalho e o estresse decorrente da atividade laboral vêm adoecendo os funcionários ao longo dos anos e o reconhecimento que eles recebem no final é somente a demissão.

Os casos de Ler/Dort, apesar da informação e da introdução da tecnologia nos bancos, só têm aumentado, se tornando um caso preocupante de saúde pública.

A única arma que temos para lidar com este grave problema é a prevenção. É hora de mudarmos o comportamento. A prevenção é a única saída para o problema, sendo que os bancos são os principais responsáveis por resguardar a saúde dos bancários.

Fonte: Glaucia Mônica Manganaro – Seeb RO

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram