Bancários de Rondônia foram à luta em defesa da Caixa 100% Pública

A manhã desta quarta-feira 18/10, em Rondônia, foi marcada pelos atos promovidos pelos bancários em defesa da Caixa 100% Pública e reivindicação de soluções para os problemas do fundo de pensão dos empregados da empresa, o Funcef.

Os atos aconteceram nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal. Na Capital os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) estiveram na frente da agência Madeira-Mamoré, a principal do Estado e que fica no Centro de Porto Velho.

No local os dirigentes voltaram a destacar que a luta contra o projeto de privatização da Caixa, pelo governo Temer, é hoje a grande prioridade dos empregados da empresa e, assim como faz o movimento sindical, os próprios trabalhadores devem ampliar o esclarecimento à população, familiares e amigos sobre o famigerado projeto de fatiar e entregar setores do banco para a iniciativa privada.

"Temos que ter a compreensão do que está acontecendo no nosso país. Hoje estamos lutando para que a Caixa continue pública e pertencendo ao povo e servindo ao povo, pois a Caixa é a agente e executora de projetos sociais que são de fundamental importância para as pessoas menos favorecidas. Portanto não podemos permitir que este governo corrupto e golpista dê de bandeja ao capital financeiro o nosso patrimônio nacional, pois isso só servirá para o agravamento da crise e a extorsão praticada com o povo brasileiro", destacou Cleiton dos Santos diretor do Seeb-RO e presidente da Fetec/CN/CUT.

O presidente do Sindicato, José Pinheiro, destacou a importância da luta pela defesa da Caixa, que é o maior banco público do país e responde pela execução de programas sociais importantes para o povo, como seguro-desemprego, FGTS, Minha Casa Minha Vida e, principalmente o Bolsa Família, que atende milhões de famílias carentes no Brasil.

"Temos que levar essa informação para a sociedade, que com a privatização e a entrega da Caixa para a iniciativa privada todos estes programas que beneficiam milhões de pessoas no Brasil serão comprometidos ou até mesmo extintos. Os bancos privados não querem saber de atender a população, principalmente a camada mais pobre do povo. Daí a importância da participação de todos: bancários, sindicalistas e a sociedade em geral, que será castigada caso este projeto danoso de abertura do capital, de privatização, de desmonte dos bancos públicos seja aprovado", disparou o dirigente.

TUITAÇO
A mobilização do Dia de Luta não ficará restrita às unidades da Caixa. Nas redes sociais, serão realizados três tuitaços com a hashtag #DefendaACaixaVocêTambém. Os horários para as postagens no Twitter, Facebook e Instagram são: das 8 às 9 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas. Frases, vídeos, fotos, boomerang, denúncias, tudo que você criar e postar, coloque a hashtag da campanha!

FUNCEF
O Dia Nacional de Luta também foi marcado pela Defesa da Funcef. Estiveram em pauta reivindicações como o imediato pagamento do contencioso judicial e protestar contra o PLP 268/16, cobrar a incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim do voto de Minerva, a preservação da paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram