Bancários de Piracicaba realizam semana de ações e mobilizações contra o Plano de Reestruturação do BB

Trabalhadores do Banco do Brasil das cidades de Tietê, Cerquilho e Laranjal Paulista da região de Piracicaba aderiram fortemente à ação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, que tem como objetivo mobilizar os bancários em razão da reestruturação imposta pelo governo federal. A atividade faz parte da Semana de Mobilização organizada pelo Sindicato, que prevê ainda ações nas cidades de Piracicaba, Capivari, Rio das Pedras e São Pedro, cidades que tem previsão para fechamento de agências.

As mobilizações foram definidas na última semana após a direção nacional do Banco do Brasil anunciar, em pleno domingo e através do programa Fantástico, da Rede Globo, as mudanças que devem atingir mais de 400 agências em todo o país. Além do fechamento de agências, estão previstas redução de dotações orçamentárias para as remanescentes, mudanças nas nomenclaturas de funções, redução de cargas horárias com redução de vencimentos.

A ação mais contundente da reestruturação e que tem sido foco da Semana de Mobilização do Sindicato é quanto ao PEAI (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada), através da qual a instituição pretende reduzir drasticamente o número de servidores, acentuando a precarização do atendimento e das condições de trabalho dos bancários.

Neste primeiro dia de ações na região, segundo avaliação do Sindicato, a adesão dos bancários é maciça. José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato, atribui à forma definida pelo Banco do Brasil de anunciar as mudanças como crucial para o interesse do bancário nas informações. Logo após o anúncio, a FEEB (Federação dos Bancários dos Bancários do Estado de São Paulo e Matogrosso do Sul) se mobilizou e se reuniu com a direção do banco, pedindo a prorrogação do prazo de adesão ao PEAI, o que não foi aceito pelos banqueiros. “Por isso, e após reunião na FEEB com todos os sindicatos da base dos dois estados, foram definidas ações integradas para orientar os bancários a fim de que não tomem decisões precipitadas ou baseadas apenas na informação de interesse da direção do banco”, explicou Paiva.

AÇÃO EM PIRACICABA – Amanhã (29), a ação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba acontece nas três unidades do Banco do Brasil previstas para serem fechadas, segundo o plano de reestruturação: Vila Rezende, Santa Teresinha e Paulista. Paiva informa que, além do objetivo de esclarecer os bancários, a intenção é também levar à sociedade o caminho evidente de preparar o Banco do Brasil para uma privatização. “Banco do Brasil e Caixa Federal são bancos com vocações sociais, que impulsionam programas importantes de incentivo à habitação, à agricultura, à educação. Ficam claras as sinalizações para mudar este foco de atuação, com prejuízos ao trabalhador bancário e ao país”, afirma.

No dia 2 de dezembro, a FEEB reúne-se novamente com o banco, a fim de aprofundar-se em todas as questões em consequência da reestruturação.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram