Bancários de Piracicaba agradecem apoio da população nesta sexta

Na próxima sexta-feira (16), os bancários completam 11 dias de braços cruzados e 95% das agências de Piracicaba continuam paralisadas. Mesmo com esse cenário, parcela considerável da população tem apoiado o movimento reivindicatório. Para agradecer esse apoio e informar sobre a continuidade da greve, o Sindicato dos Bancários (SindBan) fará passeata "Obrigado! Até a Vitória!" pelas ruas do centro da cidade, com concentração em frente ao Mercado Municipal, a partir das 15h30. 

Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a passeata será um marco na greve deste ano e consolida, com certeza, a futura vitória da categoria. "Vamos mais uma vez para as ruas, mas agora para agradecer à população pela solidariedade e respeito com o nosso movimento. Respeito esse que os banqueiros não tiveram com seus trabalhadores, quando fizeram a proposta mais provocativa dos últimos 12 anos. Reforçar a luta com o apoio de todos é o caminho para que os bancos aceitem o que a categoria reivindica."

Paiva frisa que o ato público também mostrará que a angústia dos bancários não é diferente da de outros trabalhadores. "Todos os anos, o patrão sabe que na data base terá que reajustar o salario de seus funcionários e, pelo bom senso, deve ser no mínimo a reposição da inflação. Algumas categorias, por não terem a mesma vocação de luta que os bancários, acabam aceitando propostas inferiores." 

O presidente do SindBan também ressalta a história de luta da entidade, que completará 56 anos no dia 22. "Ainda há trabalhadores que, diferente dos bancários, não têm conquistas como carga horária de 6h de trabalho, licença-maternidade de 180 dias para proteger as mães e as crianças, cesta básica e ticket de alimentação, não tem paridade de discutir o assédio moral hoje como ferramenta para diminuir a pressão em ambiente de trabalho. Esses direitos conquistados pelos bancários não vieram do nada, foi fruto de muita mobilização."

Além de Piracicaba, ainda em greve 13 cidades das 22 da base do SindBan – Águas de São Pedro; Capivari; Cerquilho; Tietê, Conchas; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Bárbara D'Oeste; São Pedro; Rafard; Mombuca e Charqueada.

Até o momento, em todo o Brasil, 11.439 agências e 42 centros administrativos paralisaram suas atividades. Em reunião realizada na última quarta-feira (14), o Comando Nacional dos Bancários avaliou que o movimento está melhor a cada dia com o apoio da população e reforçou a necessidade de lutar pelo aumento real aos bancários. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram