Bancários de Petrópolis protestam contra fechamento de agência do HSBC

Não faltou caixão para simbolizar enterro de agência no interior do Rio

O Sindicato dos Bancários de Petrópolis promoveu na última sexta-feira (11) um ato de protesto contra o HSBC no distrito de Posse (RJ). O banco inglês fechou as portas da única agência bancária existente na região, depois de 35 anos de funcionamento.

Os trabalhadores colocaram bolas pretas na fachada da unidade, uma coroa de flores e um caixão simbolizando o estado de luto. É mais uma agência que o HBSC fecha após o anúncio do processo de reestruturação, que tem causado demissões em todo o país.

Nem mesmo um abaixo-assinado com 1.221 assinaturas, moção de repúdio aprovada pela Câmara de Vereadores e declarações de clientes entregues à direção do HSBC em Curitiba, no último dia 4, foram capazes de sensibilizar para a necessidade de permanência da agência.

O banco caminha na contramão dos projetos de desenvolvimento em Petrópolis. O distrito da Posse foi autorizado a receber um parque industrial com redução do ICMS, o que deve incentivar a instalação de novas empresas na região.

Além dos funcionários da agência, mais de três mil correntistas e 500 beneficiários do INSS serão prejudicados. A partir de agora, a população de Posse, estimada em 10 mil pessoas, terá que se deslocar até Itaipava, distante 25 Km, para resolver assuntos bancários.

“Só nos resta, neste apagar das luzes, fazer este manifesto demonstrando o nosso repúdio contra a covardia do banco por esta atitude. Ficaremos atentos com os nossos colegas bancários, pois, segundo informações da instituição, todos serão remanejados para outras unidades do banco”, ressalta o diretor do Sindicato e funcionário do HSBC, Jorge Papoula.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram