Bancários de Londrina aprovam propostas dos bancos e encerram greve

Bancários de Londrina lotam a assembleia e aprovam proposta dos bancos

A maioria dos cerca de 230 bancários e bancárias presentes na Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (6/10) pelo Sindicato dos Bancários de Londrina aprovou as propostas apresentadas ao Comando Nacional na última sexta-feira (3/10), em São Paulo. Na ocasião, foi deliberado o fim da greve e a volta à normalidade do trabalho a partir desta terça-feira (7/10).

Na avaliação de Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, as propostas trazem avanços significativos, não apenas em relação às cláusulas econômicas, como, por exemplo, o ganho real de 2,02%, mas também no que diz respeito ao monitoramento dos resultados dos funcionários com equilíbrio e respeito, como forma de combater o assédio moral.

“Foram quatro dias de greve intensa em nossa base territorial, seguindo o ritmo nacional da categoria, o que demonstrou a força e a determinação em elevar as conquistas na Campanha deste ano”, comenta Wanderley.

Avanços

Com a pressão da categoria, a Fenaban atendeu a reivindicação que diz respeito ao reembolso dos custos com a certificação CPA 10 e 20, fazendo com que os bancos arquem com o custo das provas em caso de aprovação dos seus funcionários. Foi garantido ainda o pagamento do 13º salários para os afastados que estiverem recebendo complementação salarial, entre outras conquistas.

A proposta do Banco do Brasil também avança na questão do fim do Banco de Horas e a partir de agora serão pagas todas as horas extras, além de prever a volta da substituição dos gerentes de módulo nas PSO e nas agências que têm somente uma gerência média. O banco também assumiu a contratação de dois mil funcionários, sendo mil até 31 de dezembro de 2014 e mil até 31/12/2015.

Na Caixa Econômica Federal, além de garantir o índice de reajuste de 9% para todos os níveis da carreira, a PLR será calculada com base em 4% do lucro líquido, com distribuição igualitária para todos os empregados. A empresa pagará, a partir de janeiro de 2015, 100% das horas extras realizadas em agências com até 20 empregados. Foi estabelecido ainda a contratação de dois mil novos empregados até

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram