Bancários de Curitiba se mobilizam em defesa do Saúde Caixa

Os empregados da Caixa de todo o país realizam, nesta terça-feira (31), o Dia Nacional de Luta em Defesa do Modelo de Custeio do Saúde Caixa. O protesto é contra os reajustes anunciados pela Caixa na semana passada. Na última quinta-feira 26, a direção do banco enviou um comunicado com os novos valores a serem cobrados dos assistidos pelo Saúde Caixa a partir de 1º de fevereiro. A medida foi tomada unilateralmente, sem apresentar balanços ou debater justificativa com os representantes dos empregados.

De acordo com o documento, a mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados aumenta de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais sobe de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passa de R$ 2.400 para R$ 4.200. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.

O reajuste efetuado representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados mudanças no plano de saúde. O banco está devendo aos empregados que tem pago mais que os 30% do custeio assistencial melhorias no plano.

"Não podemos aceitar que a gestão temerária da Caixa surpreeenda negativamente os funcionários. O modo como foi anunciado esse reajuste-sem diálogo com os representantes e sem justificativa para o aumento- demonstra a falta de transparência e de ética. Gilberto Occhi rasgou nossa convenção coletiva! Não aceitaremos que passem por cima dos nossos direitos, por isso ingressaremos com ação judicial" alerta Genésio Cardoso, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram