Bancários de Campos dos Goytacazes (RJ) fazem greve na Caixa por vacinação

Empregados de 11 agências paralisaram as atividades para pedir inclusão da categoria bancária nos grupos prioritários para a vacina contra a Covid-19

Onze agências de Caixa Econômica Federal de seis municípios da base do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região (RJ) pararam na manhã desta terça-feira (15), em mais um protesto na luta pela inclusão da categoria bancária nos grupos prioritários para a vacina contra a Covid-19.

O movimento começou às 6h em Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Italva e Itaocara. Após interdito da Caixa, o Sindicato negociou com as gerências e realizou assembleias nas próprias agências, encerrando a paralisação às 11h30.

Em São Fidélis, os bancários fizeram uma homenagem ao gerente da agência da Caixa na cidade, Marcelo Vaz, que morreu de Covid no final de maio deste ano, aos 39 anos. Ele morava em Santo Antônio de Pádua.

Segundo o presidente do Sindicato, Rafanele Alves Pereira, a mobilização vai continuar acontecendo. “Não é admissível que os bancários e bancárias fiquem de fora da lista dos grupos prioritários para a vacinação no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal. Da mesma forma que todas as categorias consideradas essenciais. Mas, o que o país quer, na verdade, é vacina urgente, gratuita, pelo SUS e para todos”, defendeu.

A situação da Caixa, pontuou o sindicalista, é ainda mais complicada porque atua direto no pagamento dos programas de distribuição de renda no auxílio emergencial. Além disso, os protocolos de segurança sanitária determinados pelos órgãos de saúde pública não têm sido seguidos corretamente. Mas, segundo ele, o risco é grande também para os trabalhadores e trabalhadoras de outros bancos. E a vacinação vai proteger também clientes e usuários.

Na atividade desta terça-feira também estava na pauta o retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00 para os brasileiros e brasileiras afetados economicamente pelas restrições impostas pela pandemia.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram