Bancários de Campina Grande pressionam Santander por avanços no aditivo

Mobilização contra não atendimento da pauta de reivindicações

Os bancários de Campina Grande, no interior da Paraíba, retardaram por duas horas a abertura das principais agências do Santander, nesta terça-feira (11). O ato fez parte do Dia Nacional de Luta para que o banco atenda a pauta de reivindicações específicas dos funcionários, especialmente quanto às condições de trabalho.

De 9h até as 11h, os dirigentes sindicais permaneceram em frente às agências Marquês do Herval, Avenida Canal e Praça Alfredo Dantas com faixas e distribuindo material para os funcionários, com informações sobre as últimas negociações com o banco.

A atividade foi orientada pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Aditivo

Após cinco rodadas, as negociações para a renovação do acordo aditivo do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) não avançaram. Nova rodada ocorre na próxima terça-feira (18), em São Paulo.

O Santander lucrou R$ 4,3 bilhões até setembro no Brasil, o que representa 20% do resultado global, igual à participação do Reino Unido. Em nenhum outro país o banco ganhou mais. A Espanha contribuiu com 14% do lucro. No entanto, os trabalhadores brasileiros não são valorizados, sendo tratados como se fossem de segunda classe. Isso é inaceitável.

Entre as principais problemas dos funcionários estão: falta de funcionários, metas abusivas, sobrecarga de serviço, assédio moral, demissões e rotatividade, entre outros. O banco ocupa as primeiras posições do ranking de reclamações de clientes no Banco Central.

Enquanto isso, o Santander gasta milhões em propaganda como na Fórmula 1 e na Copa Libertadores. Cada diretor executivo ganha, em média, R$ 5,7 milhões em 2014, considerando salários, bônus e participação nos resultados, conforme foi aprovado na assembleia dos acionistas do banco em abril.

As agências em Campina Grande foram reabertas após as 11h.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram