Bancários dão pontapé inicial para eleição sindical no Piauí

Comissão eleitoral é eleita em assembleia da categoria; votação ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho

Os bancários se reuniram em assembleia no sábado (13), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Teresina e, por unanimidade, elegeram a Comissão Eleitoral que vai ser responsável pela eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Piauí, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho de 2019.

A comissão eleita é composta por José Agostinho Neto, Otílio Rocha Veras Filho, Elpídio Alves Pereira, José Marreiros Filho, Luiz Bruno Carvalho, José Ideraldo Beline de Sousa e Gilberto Fernandes da Silva.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do SEEBF-PI, Arimatéa Passo, destacou a importância da comissão eleitoral. “Ela tem uma característica muito importante porque tem o respeito e respaldo dos bancários para conduzir a eleição. Vejo isso como positivo, pois foi eleita em assembleia como reza o estatuto e para começar esse processo bem organizado que vai culminar com a eleição de uma chapa que também vai ter o respaldo dos bancários porque vai ser eleita pelos bancários”, avaliou Arimatéa ao reforçar que o processo de renovação do SEEBF-PI começa com a eleição da comissão.

A diretora Francisca de Assis Araújo explicou que a comissão eleitoral de qualquer entidade tem o papel de legislar a eleição. “O estatuto da entidade já estabelece quais são as regras gerais, mas é a comissão eleitoral que tira as falhas se tiver alguma coisa, complementa e esclarece os pontos que possam apresentar dúvidas, e essa comissão passa a ser o tribunal eleitoral”, esclareceu, acrescentando ser importante a lisura na hora de fazer a eleição, bem como para administrar a entidade.

Para Francisca, o ideal é começar preocupado em montar uma equipe de comissão eleitoral que tenha o cuidado, o zelo e a dedicação de conduzir a eleição de forma que haja maior participação e alcance da eleição. “A comissão deve fazer tudo o que for preciso com transparência, confiança e determinação”, frisou.

O secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga, ressaltou que “a eleição da comissão eleitoral é um dos passos mais importantes para que o processo eleitoral e a democracia aconteçam dentro do sindicato. É aqui que, democraticamente, os bancários podem expressar de qual forma e quem vai conduzir esse processo”.

Gustavo disse ainda que, no momento de grandes ataques que o movimento sindical e os trabalhadores estão sofrendo pelo governo de Jair Bolsonaro, “é importante a gente conseguir reunir esse grande número de pessoas para darmos início ao processo eleitoral. Isso é uma resposta muito boa que os bancários do Piauí estão dando ao governo, dizendo que vão estar presentes na luta”, concluiu.

Fonte: Seebf/Piauí

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram