Bancários da Paraíba se mobilizam em defesa do Saúde Caixa no Dia Nacional de Luta

Nesta terça-feira (31), no Dia Nacional de Luta em Defesa do Modelo de Custeio do Saúde Caixa, os empregados da Caixa Econômica Federal receberam a visita dos diretores do Sindicato dos Bancários da Paraíba em todas as agências de João Pessoa. Portando faixas, sindicalistas chamaram a atenção dos empregados da Instituição Financeira para o reajuste do Saúde Caixa, que não teve anuência, nem foi acordado com os representantes da categoria profissional.

A direção da Caixa, de forma prepotente e unilateral, se limitou a informar os novos valores que serão cobrados dos assistidos a partir de 1º de fevereiro. A mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados irá aumentar de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais subirá de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passará de R$ 2.400 para R$ 4.200.

A diretora do Sindicato e funcionária da Caixa, Silvana Ramalho, criticou duramente a postura da direção da empresa estatal que, além de aumentar a mensalidade e a coparticipação nas despesas assistenciais, mente quando afirma que o plano não sofreu reajuste. “É lamentável vermos um banco público sendo manipulado para atender aos interesses do capital privado, quando deveria agir de forma transparente, respeitando sobretudo os seus empregados. Por isso que devemos estar unidos na luta em defesa dos nossos direitos, principalmente no que diz respeito à preservação da nossa saúde. Afinal, somos os principais interessados na sustentabilidade do plano”, concluiu.

A diretoria do SEEB-PB informou aos empregados da Caixa que está recorrendo à Justiça para cancelar o reajuste abusivo praticado pela direção da Instituição Financeira Pública e que vai exigir o cumprimento do Acordo Coletivo de trabalho, quanto à negociação de reajustes no Saúde Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram