Bancários da Paraíba debatem reestruturação apresentada pela direção do BNB às entidades sindicais

Nesta segunda-feira (6), a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba se reuniu com os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para debater os termos da reestruturação proposta pela direção da Instituição e apresentada aos representantes dos trabalhadores.

Pela manhã, os dirigentes sindicais estiveram reunidos com os funcionários da Agência Epitácio Pessoa, onde o debate foi bastante participativo. À tarde, o debate aconteceu na Agência Varadouro, com uma parcela significativa do corpo funcional daquela unidade do BNB.

O objetivo da diretoria do Sindicato é esclarecer o conteúdo do programa de reestruturação, suas consequências para o funcionalismo do banco público e para o desenvolvido do Nordeste.

Marcelo Alves, presidente do Sindicato, avaliou positivamente as primeiras reuniões com os funcionários do BNB. “Diferente do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que começaram a implantar as reformas sem nenhuma discussão com o corpo funcional,  a direção do Banco do Nordeste pelo menos chamou as entidades representativas dos bancários para apresentar seu projeto reestruturante”, ressaltou.

Para Robson Luís, diretor do Sindicato e funcionário do Banco, a proposta do BNB é aparentemente vantajosa, mas é preciso ter muito cuidado com os desdobramentos das medidas que serão adotadas pela direção da instituição financeira.

“Até agora, apenas a proposta para o fechamento de 19 agências e o impedimento de abertura de seis novas unidades foi aprovada pelos órgãos de controle. Entretanto, o Plano de Incentivo ao Desligamento (PID), mudanças no plano de funções, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) diferenciada e a reclassificação dinâmica das agências podem ser modificadas ou não aprovadas”, alerta o sindicalista.

Robson também chamou a atenção para a conjuntura política e econômica, que poderá interferir nesse processo. “A própria direção do BNB salientou que a interferência do governo na reestruturação tem sido traumática em outras instituições de controle estatal e que não há razão para ser diferente no Banco do Nordeste”, concluiu.

As reuniões vão prosseguir em outras unidades do Banco do Nordeste na base do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram