Bancários da América Latina protestam contra o ABN e o Santander

(São Paulo) Bancários do Santander e ABN promovem nesta quarta-feira, dia 12, protestos em todo o Brasil e em diversos países da América Latina, dentro da programação da Jornada Internacional de Luta, que será realizada até sexta-feira em todo o continente.

“O objetivo da Jornada é proteger o emprego e exigir melhores condições de trabalho. Neste momento em que o Santander acaba de comprar o ABN, a luta dos trabalhadores se faz mais do que necessária, principalmente em nível mundial. O Santander já anunciou a demissão de milhares de funcionários em todo o mundo, por isso precisamos nos organizar globalmente para lutarmos pela manutenção do emprego”, afirma Deise Recoaro, diretora da Contraf-CUT e funcionária do ABN.

A Jornada Internacional de Luta foi definida em novembro, durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. A cada dia desta semana, um banco internacional é o alvo dos protestos que ocorrem simultaneamente em diversos países da América Latina.

As manifestações começaram na segunda-feira, com os bancários do HSBC. O banco já demitiu no Brasil mais de duzentos bancários neste final de ano. Nesta terça, os alvos da Jornada foram o Banco do Brasil e o BBVA. Ainda haverá mobilizações no Itaú (quinta) e no Unibanco (sexta).

A Contraf-CUT disponibilizou jornais para os seis bancos que serão alvo da Jornada Internacional de Luta. Os boletins estão em formato PDF e prontos para serem impressos. Há versões em português, espanhol e inglês e, para acessar os jornais e baixá-los, basta clicar aqui. A senha de acesso é “imprensa”.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram