Bancários cruzam os braços na véspera das negociações desta quinta-feira

(São Paulo) Um dia antes da rodada de negociação marcada com a Fenaban para esta quinta-feira (20), os bancários do país inteiro deram uma mostra da mobilização da categoria e realizaram uma série de protestos e paralisações. O objetivo foi pressionar os bancos para que apresentem uma proposta e, para isto, boa parte dos trabalhadores já aprovou estado de greve.

“As paralisações e passeatas que foram realizadas nesta quarta-feira mostram que os bancários estão mobilizados e prontos para intensificar a campanha caso os banqueiros não apresentem uma proposta decente. Já estamos na reta final das negociações e até agora os bancos não se manifestaram”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

O dirigente destaca que os bancários devem realizar mais atividades nesta quinta-feira, quando o Comando Nacional e a Fenaban reúnem-se para o último bloco de negociações agendado.

Mobilização em todo o Brasil
A quarta-feira foi de manifestações em todo o Brasil. Em São Paulo, centenas de bancários tomaram as ruas do centro para a primeira passeata dos paulistanos nesta Campanha Nacional. Ao som da bateria da escola de samba Tom Maior e do jingle da campanha, os trabalhadores saíram da praça Antônio Prado colorida e com atrações circenses. Faixas, bandeiras e cartazes mostravam as reivindicações. Os bancários do ABC engrossaram a passeata na capital. Antes, os trabalhadores de Mauá participaram de mais uma atividade na Praça XXII de Novembro, região central da cidade. Eles atrasaram por uma hora a abertura das agências localizadas na avenida Barão de Mauá e adjacências. No interior, os bancários de Catanduva um manifesto nas agências centrais da cidade, com carro de som, distribuição de materiais alusivos e com repentistas que visitaram todas as agências. Em Campinas, bancários de 12 agências instaladas no centro, sob a coordenação do sindicato da categoria, paralisaram os serviços durante uma hora.

Em Brasília, os bancários aprovaram estado de greve, com a realização de nova assembléia para o próximo dia 27 e de uma série de paralisações parciais ao longo desta semana e na próxima segunda-feira. Os bancários também aprovaram duas moções de repúdio, uma contra a direção da Caixa Econômica Federal pela edição da Circular Interna 030, que visa punir os bancários que participarem de uma eventual greve, e outra contra o vice-presidente do Banco do Brasil, Luis Oswaldo, que em mensagem sobre a campanha salarial divulgada na sexta-feira, via LIC, faz ameaças veladas ao funcionalismo.

No Rio de Janeiro foram paralisadas setenta agências bancárias e três financeiras no centro da capital. Cerca de 3.000 bancários cruzaram os braços até meio-dia. Em Niterói, o Sindicato dos Bancários fez uma manifestação, com retardamento da abertura em uma hora de todas as agências bancárias dos municípios de Rio Bonito, Tanguá, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. A manifestação contou também com distribuição de carta aberta a população, carro de som e banda. Em Campos dos Goytacazes, os bancários aprovaram por unanimidade a decretação do estado de greve. A diretoria novamente visitou todas as agências dos bancos privados da base, distribuindo edição especial do “Correio Bancário”. Foi efetuada, ainda, uma atividade específica cobrando a preservação do emprego em frente ao Santander, que está adquirindo o ABN/Real. Novas manifestações ocorrem nesta quinta.

Em Curitiba, cerca de trezentos bancários aprovaram, em assembléia, o estado de greve e a intensificação das paralisações. Os bancários da capital paranaense já promoveram uma dezena de atos em 45 agências e quatro sedes administrativas. Em menos de um mês de campanha, mais da metade dos bancários de Curitiba já estiveram envolvidos em algum ato realizado pelo Sindicato. Nesta quarta, os bancários paralisaram três centros administrativos importantes de Curitiba até o meio dia. As paralisações no HSBC Palácio Avenida, Banco do Brasil da praça Tiradentes e na Caixa Econômica Federal da praça Carlos Gomes envolveram mais de três mil funcionários.

A passeata dos bancários pelo centro de Porto Alegre tornou-se uma tradição ao longo das últimas campanhas salariais. Bancários de todo o Estado juntam-se aos colegas da capital numa grande manifestação. A atividade começou às 17h, com concentração na Praça da Alfândega. Em seguida, os trabalhadores percorreram as ruas Caldas Júnior, Siqueira Campos, General Câmara, Sete de Setembro, Borges de Medeiros e chegam até a Esquina Democrática. No trajeto, foi distribuída uma carta aberta à população, alertando para os prejuízos que os clientes também sofrem com os bancos, seja na cobrança abusiva de tarifas, desrespeito à lei das filas e falta de segurança em agências e postos.

Nesta quarta-feira, os bancários de Belo Horizonte e Região paralisaram dezesseis agências e departamentos por duas horas. Em Uberaba, para marcar o dia de luta da categoria, diretores do Sindicato fizeram um “arrastão de mobilização” em várias agências bancárias da cidade, distribuindo panfletos e convocando os trabalhadores para uma reunião estratégica no Sindicato na noite da próxima quinta-feira. O “Arrastão” tem continuidade nesta quinta-feira. Um dia de protesto foi realizado também em Teófilo Otoni, com manifestação na agência do Bradesco, onde foram distribuídos jornal aos clientes denunciando a falta de segurança e o péssimo atendimento. Foi colhida centenas de assinaturas nos abaixo-assinados pelas ruas e na porta do banco que contou com o apoio do carro de som esclarecendo as pessoas sobre o ato. Em Juiz de Fora, a palavra de ordem foi: “correios e bancários na luta por salários”. O grito dos manifestantes ecoou pelo Calçadão da rua Halfeld, no centro da cidade. A manifestação conjunta teve início às 11 horas da manhã com direito à apitasso, bandeiras, faixas, caixa de som e distribuição gratuita de pipoca.

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza atos de mobilização em 10 agências bancárias no Centro do Recife, nesta quinta-feira, 20. As atividades começam às 10 horas pelo Santander da Rua do Imperador e se encerram no Citi da Marquês de Olinda, no Recife Antigo. À noite, 19 horas, tem assembléia no Sindicato, para discutir o resultado das negociações ocorridas até agora, e definir os passos futuros da campanha.

A campanha dos bancários em Alagoas ganhou mais ritmo e força nesta quarta-feira com a caminhada da categoria pelo centro de Maceió. A atividade, que reuniu dezenas de pessoas e teve a participação dos movimentos sociais, serviu não apenas para intensificar a mobilização e elevar o ânimo nas agências, mas para difundir a luta e as reivindicações dos trabalhadores do ramo financeiro, ampliando o apoio da população. A caminhada pelo centro de Maceió teve ampla repercussão nos órgãos da imprensa.

Em Teresina, Piauí, dirigentes sindicais fizeram pela manhã uma manifestações em frente às agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, BNB, HSBC e encerraram no Bradesco, todos no centro da capital. Um grupo de fanfarra executou músicas para atrair a atenção dos clientes e população. Também foram distribuídas cartas-aberta à população, cobrando dos banqueiros mais segurança, ampliação do horário de atendimento ao público e responsabilidade social.

No Acre, a direção do Sindicato dos Bancários e os empregados da Caixa Econômica Federal realizaram nesta quarta-feira um ato de protesto na principal na principal agência da instituição na cidade de Rio Branco. O objetivo da manifestação era pedir seriedade na mesa de negociação por parte da direção da Caixa nas negociações desta quarta-feira. Um dos alvos da Campanha deste ano é a questão da isonomia salarial nos bancos públicos, onde a Caixa está inserida. O ato de protesto desta quarta-feira foi fortalecido por dezenas de grevistas dos Correios.

Em Cuiabá, os bancários paralisaram nove agências bancárias no principal centro financeiro do estado do Mato Grosso até meio dia. Dentre os bancos paralisados estão Itaú, Bradesco, HSBC, ABN Real, Unibanco e Banco do Brasil. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sete agências pararam por uma hora.

Os bancários de Florianópolis marcaram presença na assembléia extraordinária. A direção do Sindicato mostrou-se satisfeita com a participação dos trabalhadores e a qualidade da discussão sobre a Campanha Nacional.

No Espírito Santo, os bancários do Banestes, da Caixa, do Banco do Brasil e também dos bancos privados, reunidos em assembléias, decidiram intensificar a mobilização nas agências nesta quinta-feira, 20, quando vai ocorrer nova rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Também serão utilizados panfletos e carro de som para divulgar a Campanha 2007 para a população. Outra decisão foi a intensificação da campanha pela isonomia de direitos nos bancos públicos.

Durante todo o expediente bancário da última terça-feira, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma série de manifestações, em todas as agências da cidade. Na oportunidade, aconteceu uma representação teatral, onde um ator vestido de palhaço cantava a música “olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais”, e em seguida questionava os clientes se estava bom mesmo. A resposta era imediata: os clientes aproveitavam a deixa para falar de suas insatisfações com a demora nas filas. Assim que ouvia a população, o personagem denunciava a falta de funcionário nos bancos, o assédio moral, a ganância dos banqueiros em sem lucrar mais, dentre outras questões que são alvo da Campanha da categoria.

Fonte: Contraf-CUT, com sindicatos e federações

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram