Bancários continuam negociação específica com Banrisul nesta terça

Propostas serão levadas às assembleias dos banrisulenses

O Comando Nacional dos Banrisulenses volta à mesa de negociação com a diretoria do Banrisul nesta terça-feira (7), a partir das 10h30, na Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul (Asbancos), em Porto Alegre, para negociarem avanços na pauta que irá ser avaliada na assembleia das 15h, no Clube do Comércio.

A reunião desta segunda-feira (6), iniciou pela manhã, e terminou sem acordo em razão de divergências entre o Comando e a diretoria do Banco. A assembleia que aconteceria, na segunda, foi remarcada para o mesmo horário desta terça-feira.

Os diretores do Banrisul chamaram a reunião no domingo e apresentaram uma minuta de proposta para o Comando na abertura da mesa de negociação desta segunda. Eles propuseram, entre outras questões, a retirada da PLR social do banco e um calendário de implantação do Plano de Carreira a partir de 1º de janeiro de 2015.

Os representantes dos banrisulenses argumentaram que o banco precisava firmar um compromisso com a implantação do Plano de Carreira e manter a PLR. A proposta dos representantes dos trabalhadores foi antecipar a migração para 15 de dezembro deste ano.

“Houve evolução do Banrisul em relação às outras reuniões. Nosso maior problema em avaliar em assembleia é o pouco tempo que ficou entre a apresentação desta nova proposta e a reunião dos banrisulenses. Por isso, marcamos nova reunião para buscar ampliar direitos em alguns itens e tirarmos dúvidas para que possamos fazer uma assembleia explicativa”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Everton Gimenis.

O diretor da Fetrafi-RS e integrante do Comando Nacional dos Banrisulenses, Juberlei Bacelo, avaliou que é preciso avaliar a proposta e buscar mais avanços. “É importante que os banrisulenses participem da assembleia e fiquem atentos aos informes que o Comando irá fazer antes de tomarmos uma decisão. O SindBancários e a Fetrfi-RS vão fazer todo o esforço para trazer as informações para a assembleia avaliar”, explicou Juberlei.

“Assim que encerrar a reunião a proposta atualizada será publicada nos meios eletrônicos e também será impressa para avaliação na assembleia. Vamos fazer uma assembleia bem didática para que as pessoas possam ficar bem esclarecidas sobre os itens da proposta e possam fazer uma avaliação precisa”, diz a diretora de comunicação do SindBancários e funcionária do Banrisul, Ana Guimaraens.

Os pontos apresentados na nova proposta do banco

– Alguns avanços nas questões de Segurança Bancária, a ser avaliadas pela Comissão Paritária de Segurança;

– Alguns avanços nas questões de saúde, a serem avaliadas na Comissão Paritária de Saúde;

– Mais transparência no Promove, seis meses de tempo mínimo para participar de processos seletivos, empregados em cadastro reserva poderá participar de outros processos seletivos, fica assegurado ao empregado que solicitar o retorno de sua análise de perfil;

– Avanços nas licenças: adoção, paternidade, falecimento de sogros, ABAs.

– Em relação à PLR Banrisul, o banco propôs, no início da mesa de negociação, a extinção. O Comando pressionou, e o banco apresentou um novo índice que ainda está em discussão.

– Empréstimos com taxas diferenciadas;

– Apoio a qualificação;

– Intervalo de 30 minutos, para funcionários de jornada de 6 horas, com compensação;

– Pagamento da 1º parcela da PLR da Fenaban em 5 dias após a assinatura do Acordo, extensivo aos empregados com até 12 meses de afastamento por saúde;

– Plano de Cargos e Salários, prevendo migração ainda este ano e efetivação no próximo ano. (Alguns detalhes ainda estão sendo debatidos na mesa);

– Para Escriturário Especialista e Técnico em Tecnologia da Informação, o banco se compromete a publicar o regulamento em até 180 dias, com a participação dos trabalhadores

Calendário desta terça

9h: Reunião preparatória do Comando Nacional dos Banrisulenses na Casa dos Bancários (General Câmara, 424 – Centro).

10h30: Reunião de negociação da pauta específica do Banrisul entre o Comando Nacional dos Banriuslenses e a diretoria do banco na sede da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul (Asbancos), na Andradas, no Centro de Porto Alegre.

15h: Assembleia dos banrisulenses no Clube do Comércio (Andradas, 1.085) para deliberar e decidir sobre a proposta do banco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram