Bancários aclamam Ivânia Pereira para presidenta do Sindicato de Sergipe

Em assembleia geral e extraordinária da categoria, realizada na última quinta-feira (6), em Aracaju, a funcionária do Banese desde 1982, Ivânia Pereira da Silva, foi aclamada, referendada e empossada no cargo de presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe para concluir a gestão de 2013/2016. Ela era diretora de imprensa da entidade e secretária nacional das Mulheres da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB). É formada em Administração de Empresas, casada e mãe de um filho.

No último dia 1º, seguindo o estatuto da entidade, ela já havia sido indicada para ocupar a vacância pelos 35 membros do pleno do Sistema Diretivo do Sindicato, diante da morte do então presidente José Souza de Jesus, no dia 21 de outubro. Não existe o cargo de vice-presidente e o estatuto da entidade também não prevê a substituição automática por nenhum dos demais membros da diretoria.

Na última sexta-feira (7), pela manhã, a nova presidenta recebeu a imprensa na sede da entidade. Várias lideranças sindicais e sociais compareceram à entrevista coletiva para demonstrar apoio à decisão unânime da categoria.

Continuidade com jeito feminista

“Uma tragédia. De forma intempestiva perdemos o nosso comandante, José Souza. Não está sendo fácil. Como a vida segue, entendemos que Souza já deixou o seu legado, porque a categoria e a direção demonstraram harmonia ao indicar e aprovar por unanimidade um único nome para ocupar o vaga”, afirmou Ivânia.

Na trajetória dos 80 anos de existência, esta é a primeira vez que o Sindicato será comandado por uma mulher. Ivânia disse que não haverá alteração na linha política da entidade, mas reconheceu que haverá diferenças no jeito de condução do comando.

“Sem prejuízo algum, é evidente que entre Ivânia e Souza residem diferenças no jeito de ser. Mas, eu e Souza pertencemos à mesma escola, a escola da vida e da defesa do sindicalismo classista, unitário e de luta. Aqui, no SEEB/SE, Souza liderou a implementação dessa política classista. Agora, com muito orgulho, fui escolhida entre a família bancária para dar continuidade a esse projeto”, destacou Ivânia.

Apoio e solidariedade

Dentre os sindicalistas presentes, estavam o presidente da CTB/SE, Edval Gois, o vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Municipais e Estaduais (Fesempre), Waldir Rodrigues, a diretora do Sindicato dos Funcionários dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRASE), Elma Andrade, e o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério da Saúde e da Funasa (Sindismisfu), Ricardo Nunes. O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Halisson de Souza, também prestigiou o evento.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram