Bancária da Caixa em Juiz de Fora testa positivo para Covid-19

Empregada não apresenta sintomas da doença e fez o teste por conta, de maneira preventiva, para saber se poderia se encontrar com familiares

Mais um caso de Covid-19 confirmado em Juiz de Fora, desta vez, na agência da Caixa Econômica da Rua Padre Café, no São Mateus. Os trabalhadores da agência já estão afastados e permanecerão no distanciamento social por sete dias, período que pode ser prorrogado caso algum dos funcionários apresente sintomas da doença. A agência não precisará ser fechada, uma vez que devido ao sistema de rodízio, o último dia que a bancária esteve no local foi na última sexta-feira (29) e o banco fez a sanitização da agência antes e depois do período em que a equipe que está afastada trabalhou na agência. Portanto, a unidade se encontra funcionando normalmente com outra equipe de trabalho.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, Lívia Terra, a limpeza das unidades já está reforçada desde o início da pandemia no Brasil e, a partir do pagamento do auxílio emergencial, a higienização foi ainda mais reforçada.

Testagem dos bancários

O caso desta bancária levanta uma preocupação pela falta de testagens entre a categoria. Segundo Lívia, este é o primeiro caso de contágio na Caixa, porém, ela destaca que a empregada encontrava-se assintomática e somente fez o exame porque necessitava se encontrar com familiares. “Se não fosse o motivo particular, a empregada estaria trabalhando normalmente e, provavelmente, contagiaria outros empregados e clientes”, afirmou.

Além de poder ter transmitido o vírus para colegas de trabalho, também pode ter ocorrido a transmissão para clientes. A Caixa, neste caso, acabou se tornado um foco de propagação da doença. “Este é um dos motivos pelos quais insistimos para que os clientes que puderem utilizem meios eletrônicos para realizarem as operações bancárias. É uma questão de prevenção, uma vez que as agências bancárias estão entre os locais com maior risco de transmissão”, alertou a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do sindicato, Taiomara Neto de Paula.

O sindicato, por meio do Comando Nacional dos Bancários, vem cobrando da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a testagem de toda a categoria para monitorar o contágio entre os bancários. “Tal caso só vem reforçar nossa reivindicação, pois é possível que existam muitos casos semelhantes Brasil afora, sem que haja o diagnóstico correto e o afastamento do trabalhador assintomático”, explicou a vice-presidente do sindicato.

Responsabilidade social X (ir)responsabilidade com os empregados

Lívia lamentou que os bancos propaguem a todo tempo que estão contribuindo com milhões de testes para o país, mas não são capazes de testar seus próprios funcionários. “Desta forma, contribuem, não para o controle da pandemia, mas para sua disseminação entre empregados e clientes em seus ambientes insalubres”, explicou.

Em Juiz de Fora já são 19 casos confirmados na categoria bancária, de acordo com a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do sindicato. “Já tivemos grandes avanços na mesa de negociações de Saúde, mas isso só confirma que precisamos continuar lutando para que os bancos adotem as medidas de prevenção e proteção reivindicadas pela categoria”, afirmou Taiomara.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram