Banc rios se mobilizam em defesa do Banrisul

(Porto Alegre) O XV Encontro Nacional dos Banrisulenses nesta sábado contou com representações de todos os sindicatos filiados à Federação dos Bancários RS e teve ainda a participação de trabalhadores do banco dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará. Ainda durante a manhã o economista do DIEESE, Ricardo Franzói, apresentou um painel sobre a análise do balanço do último exercício do banco e a lucratividade obtida pelo sistema financeiro no Brasil.

À tarde os debates trataram da defesa do Banrisul enquanto banco público e a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores da instituição. Com relação ao primeiro ponto os bancários decidiram articular ações conjuntas com trabalhadores de outras estatais gaúchas para defender o patrimônio público do Estado. “Não seremos corporativos. Vamos criar um fórum estadual agregando várias categorias para debater sobre ações que podem ser efetivadas na defesa das estatais, visando à manutenção do emprego, melhores condições de trabalho e contra a política de privatizações”, observa Denise Corrêa, diretora da FEEB-RS.

Após este debate, os bancários retomaram as discussões sobre a pauta específica de reivindicações. Os banrisulenses insistem na abertura imediata de negociações com a direção do banco, que ao longo dos últimos quatro anos tem desconsiderado as reivindicações dos funcionários. Quanto à campanha salarial, os banrisulenses definiram que estarão mais integrados do que nunca à Campanha Nacional dos Bancários, garantindo a unificação da categoria.

No final do Encontro foi eleito o novo Comando Nacional dos Banrisulenses, com representação de toda a base sindical da Federação dos Bancários RS e a Comissão de Saúde. Segundo Denise Corrêa, a XV edição do Encontro dos Banrisulenses atingiu os objetivos propostos pela organização do evento. “A participação no evento foi excelente, embora não tenha sido um encontro de abertura da campanha salarial. Cabe salientar o empenho dos dirigentes e delegados sindicais do Banrisul, que visitaram as agências e mobilizaram os bancários para o Encontro”, destaca Denise.

 

Fonte: Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram