Banc rios negociam com a Fidelity, antiga Proservvi

(São Paulo) Os Sindicatos dos Bancários de São Paulo e de Belo Horizonte se reuniram com a nova controladora da Proservvi, a empresa Fidelity, na última terça para discutir a situação dos funcionários. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Operacional (CAO) do ABN/Real.

 

A Fidelity afirmou que está regularizando o recolhimento do FGTS – em muitos casos sem o recolhimento desde outubro de 2005, o que tem dificultado que vários trabalhadores que já saíram da empresa possam fazer suas respectivas homologações. A regularização do FGTS e das homologações deverá ocorrer em um prazo máximo de 15 dias.

 

A empresa disse também que continuará a efetivação dos estagiários, alegando que o procedimento já ocorreu em boa parte dos funcionários em estágio. Além disso, a empresa afirmou que está reestruturando o setor de RH e que todos os direitos dos trabalhadores serão respeitados.

 

Na reunião os dirigentes sindicais apontaram os vários problemas que ainda não foram resolvidos pela empresa. São eles:

 

Jornada

A jornada de trabalho não tem sido respeitada com muitas pessoas tendo de trabalhar mais de 12 horas diariamente. A lei determina, no entanto, que o máximo que um trabalhador pode fazer são duas horas extras diárias.

 

Horas extras

Na negociação realizada durante a última greve dos trabalhadores ficou acordado que o pagamento de horas extras teria o percentual de 100% de acréscimo. O pagamento não vem ocorrendo em vários lugares.

 

Vale-transporte

Muitos funcionários, embora necessitem utilizar quatro conduções diárias, só têm recebido por duas.

 

Enquadramento

Os representantes dos trabalhadores voltaram a insistir que os empregados da Fidelity sejam enquadrados como bancários para que tenham os mesmos direitos do restante da categoria. E, principalmente, que estes trabalhadores possam ter garantido a representação sindical dos Sindicatos de Bancários. A empresa apresentará uma resposta na próxima negociação.

 

Férias

Muitas pessoas estão com as férias vencidas.

 

Nova negociação

Uma nova reunião ocorrerá com a direção da Fidelity e do ABN no dia 16 de agosto. Para equacionar as pendências, os funcionários têm de se manter em sintonia com os Sindicatos, atentos aos compromissos assumidos pelo ABN e a Fidetily e, principalmente mobilizados e preparados para atividades caso as próximas negociações não apontem concretamente para a superação dos problemas já apresentados diversas vezes ao banco e a Proservvi.

 

Dessa forma, é importante informar se a jornada de trabalho está sendo respeitada, o pagamento de horas extras está sendo feito corretamente – qual setor não tem recebido percentual de 100%. Ou se, por exemplo, as férias já estão sendo regularizadas.

 

Além disso, os Sindicatos também convocarão plenária com os funcionários para discutir todos os problemas e os próximos passos para o mês de agosto.

 

 “Nosso objetivo é que as conquistas obtidas em São Paulo sejam também aplicadas nacionalmente, onde a Proservvi (hoje Fidelity) atua”, afirma a secretária-geral do Sindicato de São Paulo, Juvandia Moreira.

 

Fonte: Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram