Banc rios do RJ e ES defendem a unidade

(Rio) Um dia de muito sol e calor contrariou a tradição do inverno serrano. O Sindicato de Três Rios recebeu os bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no Centro de Atividades do Sesi para a VII Conferência Interestadual, que contou com uma participação expressiva da categoria.

 

Após a abertura, o economista do Diese-RJ, Paulo Jäger, fez uma apresentação sobre análise da conjuntura em que vai se desenrolar a Campanha Nacional dos Bancários em 2006. Do ponto de vista estritamente econômico, a conjuntura é favorável a qualquer negociação. O consumo aumentou, a inflação está controlada, os juros estão em queda e o nível de emprego formal está se elevando. A única incerteza é o conflito no Oriente Médio.

 

No setor bancário, o panorama não poderia ser melhor. Estudos mostram que, em geral, os bancos dobram seu patrimônio em quatro anos, sendo que alguns o fazem em três anos. O controle inflacionário e a queda dos juros mudaram a fonte de receita: hoje, as tarifas bancárias pagam 100% da folha de pagamento, incluindo benefícios e PLR. Há casos de bancos que, com esta fonte, arcam com até 200% de suas despesas de pessoal.

 

As teses foram discutidas à tarde e a principal deliberação da plenária foi a garantia da unidade de toda a categoria bancária, com mesa única de negociação para bancos públicos e privados.

 

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram