Banc rios de Passo Fundo continuam na CUT

(São Paulo) Os bancários de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, deram uma lição de unidade e coesão e, na última quarta-feira, derrotaram a proposta de desfiliar o Sindicato local da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em assembléia realizada na sede do Sindicato, 113 dos 167 bancários presentes votaram pela manutenção da filiação do sindicato à CUT e, conseqüentemente, à Contraf.

 

Os diretores do Sindicato de Passo Fundo, Carlos Henrique Niederauer (Todinho) e Nelson Fazenda, comemoraram o resultado e destacaram que os bancários da base da entidade reafirmaram que a união da categoria deve prevalecer sobre as diferenças de visões políticas dos dirigentes sindicais em torno da CUT. A proposta de desfiliação partiu de um grupo de diretores do Sindicato, ligado ao PSTU.

 

Para o diretor da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, Ademir Wiederkehr, que acompanhou a assembléia, a decisão dos bancários de Passo Fundo é uma vitória para todo o movimento sindical. “Os bancários são exemplos para todas as categorias, pois somos os únicos a ter uma Convenção Coletiva Nacional. Temos que valorizar esta organização e união nacional, e não apostar no isolamento como quer essa parcela irresponsável do movimento sindical”, disse.

 

Segundo Ademir, a CUT sempre teve papel fundamental na conquista de importantes direitos para a categoria bancária como a jornada de 6h, vale-refeição, cesta-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados e gratificação semestral, entre outros benefícios que foram garantidos pelos trabalhadores.

 

Opinião que é compartilhada por Paulo Stekel, diretor da Contraf-CUT. “O isolamento seria um retrocesso, pois como os bancários de Passo Fundo iriam negociar sozinhos com os banqueiros? Os bancários têm uma organização nacional, que é fundamental para pressionar e fazer o enfrentamento contra os banqueiros e, assim, garantir novas conquistas”, afirmou Stekel.

Durante todo o mês de maio, houve uma intensa mobilização de dirigentes cutistas, que percorreram a base do Sindicato de Passo Fundo para explicar a importância dos bancários do município continuarem filiados à CUT.

Na semana passada, a mesma proposta foi derrotada pelos bancários do Rio Grande do Norte.

 

Fonte: Contraf-CUT, com informações da Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram