Autorizada venda de 30% do Banco Sicredi para o holandês Rabobank

Valor Econômico
Filipe Pacheco
Colaboração de Bárbara Pombo

O Sistema Sicredi nasceu com a iniciativa de um padre suíço que criou a primeira cooperativa de crédito da América Latina em uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul, em 1902. Quase 110 anos depois, seu braço financeiro, o Banco Cooperativo Sicredi, torna-se 30% holandês.

A Presidência da República editou na terça-feira decreto que permite participação estrangeira de até 49% no banco cooperativo gaúcho, que atua principalmente na concessão de crédito rural a pequenos produtores, e autoriza a efetivação do acordo de venda de 30% do capital do Sicredi para o Rabo Financial Institutions Development (RFID), braço de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank. O acordo havia sido anunciado em junho de 2010.

Segundo Ademar Schardong, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, a instituição holandesa deve injetar R$ 140 milhões no Sicredi já em uma primeira etapa. A partir de 2012, o banco cooperativo passará a oferecer financiamento imobiliário, leasing e linhas para a agricultura empresarial de grande porte.

“A parceria é estratégica para os dois lados. Eles [RFID] têm mais de 160 anos de experiência na concessão de crédito a cooperativas e nós contamos com uma rede ampla no Brasil. Aprenderemos com a experiência altamente desenvolvida e sofisticada da parte deles”, diz Schardong.

A negociação foi feita diretamente entre a sede do banco brasileiro em Porto Alegre com a matriz do grupo holandês, sem participação direta da unidade brasileira do Rabobank, que atua desde 2000 como banco múltiplo e conta com 14 agências que atendem principalmente produtores rurais e grandes empresas agroindustriais em oito Estados brasileiros.

Os 70% remanescentes do capital do banco continuarão em posse do sistema Sicredi, composto por 124 cooperativas de crédito que operam em 1,25 mil pontos de atendimento espalhados por dez estados brasileiros.

O sistema como um todo conta com empresas que também atuam no ramo de consórcios, seguros e previdência, administra uma carteira de crédito total de R$ 10,3 bilhões e conta com 1,8 milhões de associados.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram