Audiência pública discute saúde dos bancários em Salvador (BA)

A categoria bancária é uma das mais acometidas por doenças ocupacionais, resultado das condições de trabalho e do assédio moral praticado pelos bancos. Para discutir o assunto, acontece no dia 27 de outubro, audiência pública, no Ministério Público do Trabalho, às 8h30, no auditório da entidade, em Salvador. 

Durante a audiência, será apresentado o Relatório Retrato do Adoecimento no Setor Bancário do Estado da Bahia, para ser debatido com empresas, trabalhadores e órgãos públicos. O Sindicato contribui na elaboração do documento, com fornecimento de dados. 

A entidade tem feito um trabalho de combate ao assédio moral, um dos causadores das doenças ocupacionais. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base em informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o transtorno mental é o principal motivo dos afastamentos do trabalho para tratamento de saúde na categoria. Ultrapassa, inclusive, LER/Dort. 

Segundo os dados, 5.042 bancários receberam auxílios doença previdenciários e acidentários em 2013, em decorrência de transtornos mentais e comportamentais, o que representa 27% dos afastamentos. As doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo chegam a 4.589 casos (24,6%). 

Confira a programação da audiência:

Manhã
8h30 – Mesa de Abertura
9h – Introdução
Ana Emilia Albuquerque da Silva (Procuradora Regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho)

9h30 – Explanação sobre o documento Retrato do Adoecimento dos Bancários no Estado da Bahia
Cristiane Maria Galvão Barbosa (Médica do Trabalho da FUNDACENTRO) e Suerda Fortaleza de Souza (Médica do Trabalho do CESAT)

10h30 – Debate

Tarde
13h – Explanação dos Bancos
14h30 – Explanação do Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia 
Augusto Vasconcelos (Presidente do Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia)

15h – Explanação do Ministério do Trabalho do Brasil
Fernando Donato Vasconcelos (Auditor Fiscal do Trabalho da SRT-BA)

15h30 – Debate

16h – Conclusão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram