Audiência na Câmara ocorre sem representação dos bancos

(Brasília) Apesar das ausência dos bancos, está ocorrendo neste momento a audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Com o plenário cheio com trabalhadores dos bancos Real ABN e Santander de todo o Brasil, os deputados demonstraram seu apoio pela causa dos trabalhadores de evitar demissões no processo de fusão entre os dois bancos.

Na mesa, representando os trabalhadores, estão Miguel Pereira, diretor da Contraf-CUT, e Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Santander. Estavam presentes também Luiz Antonio Medeiros, Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como os deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA, Tarcisio Zimmermann (PT-RS), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Chico Lopes (PCdoB-CE).

Os bancos envolvidos (Real ABN, Santander e Barclays) não enviaram representantes, alegando que o processo de fusão não estava concluído, o que gerou protestos dos deputados presentes. Daniel Almeida deixou claro que a intenção é trazê-los antes do final processo para que dessem garantias aos trabalhadores e solicitou o agendamento de uma nova audiência.

Medeiros destacou em sua fala os esforços do governo para ratificar a Convenção 158 da OIT, que protege os trabalhadores de demissões imotivadas. Marquezelli enfatizou a necessidade de o Santander não criar mais problemas, lembrando que o banco ainda teria questões a resolver deixadas pela compra do Banespa. Ele falou ainda da lucratividade dos bancos, que teriam que dar alguma contrapartidia social ao país. Demonstrou também a disposição de trabalhar para uma nova audiência.

A Audiência ainda está ocorrendo e novas informações serão divulgadas aqui durante o dia.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram