Audiência garante apoio de deputados na luta dos bancários pelo emprego

(São Paulo) Com o plenário lotado, a audiência pública realizada nesta quinta-feira, dia 27, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal garantiu aos bancários o apoio dos deputados na luta pela manutenção do emprego no ABN/Real e no Santander. A audiência foi convocada pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Durante a audiência, que contou com a participação da Contraf-CUT na mesa, foi criada uma subcomissão, dentro da Comissão de Trabalho, para aprofundar os debates sobre a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que estabelece regras para o sistema financeiro. A subcomissão será presidida pelo deputado Daniel Almeida e participarão parlamentares e representantes dos trabalhadores.

“A audiência pública trouxe muitos resultados positivos para os bancários. A Contraf-CUT foi convidada para participar da subcomissão e aceitamos o convite, pois discutir todos os aspectos relacionados ao sistema financeiro sempre esteve em nossa pauta”, afirmou Miguel Pereira, diretor da Contraf-CUT, que representou os trabalhadores na audiência. Além dele, participaram Paulo Stekel e Sérgio Siqueira, da Contraf, e a diretoria do Sindicato de São Paulo, Rita Berlofa, além de dirigentes sindicais de todo o país.

Tanto os bancários quanto os deputados criticaram veementemente a ausência dos representantes do Santander e do ABN, convocados para participarem das discussões. A justificativa patética das empresas é que o processo de fusão ainda não está concluído, o que contraria as próprias declarações da presidência do Santander.

Luiz Antonio Medeiros, secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, anunciou a convocação dos bancos, principalmente o Santander, para a próxima quinta-feira. O objetivo é construir um acordo que garanta o emprego dos trabalhadores no processo de fusão. Medeiros ainda informou que o Ministério do Trabalho está adotando uma série de medidas para restabelecer, no Brasil, a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que proíbe dispensas imotivadas. Segundo ele, o ministro Carlos Lupi está comprometido com a causa. “Não se permitirá que o Santander faça no Brasil o que não faz na Espanha”, destacou o secretário, referindo-se às demissões.

Já o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) propôs a criação de um grande movimento para pressionar o Banco Central a buscar medidas de proteção ao emprego no caso da fusão e discutir a concentração no sistema financeiro nacional.

“Os deputados e a Comissão de Trabalho, presidida por Nelson Marquezelli (PTB-SP), foi muito aguerrida na defesa do emprego dos bancários do ABN e Santander. A audiência ganhou um caráter permanente, isso quer dizer que a reunião de hoje é só a primeira de muitas que virão”, explica Miguel.

Na próxima terça-feira, dia 2 de outubro já está agendada uma nova audiência, dessa vez na Comissão de Defesa do Consumidor, que também vai discutir a fusão.

Fonte: Contraf-CUT, com informações do Seeb SP
Fotos: Agnaldo Azevedo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram