Atos celebram Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Nesta segunda-feira, dia 28 de abril, será celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Comemorada no mundo inteiro, a data é uma oportunidade de lembrar a todos que os trabalhadores ainda têm muito que conquistar.

A CUT e as demais centrais sindicais realizam mobilização de rua e ato político na Praça Ramos de Azevedo, centro da capital paulista, a partir do meio-dia. No local, haverá também coleta de apoio para o abaixo-assinado da Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários. Por entender que a redução terá papel importante na prevenção de acidentes, as centrais escolheram para o 28 de abril deste ano o tema “Redução da Jornada é Mais Saúde para o Trabalhador”. Ainda em São Paulo, a partir das 19h30, haverá ato solene na Assembléia Legislativa do Estado, com a participação do presidente nacional da CUT, Artur Henrique.

“O Dia 28 serve para estimular a reflexão sobre as péssimas condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores em todo o mundo”, afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT. “A CUT e as centrais escolheram este mote, pois além da geração de empregos, a medida traria ganhos na qualidade de vida de todos os trabalhadores, que fica menos exposto às condições de trabalho”, sustenta.

Outras atividades serão realizadas por entidades sindicais, movimentos sociais e governo em todo o país. Clique aqui para acessar tabela com programação de vários locais, disponível na área de Publicações do site da Contraf-CUT.

Condições precárias

A situação dos trabalhadores ao redor do mundo ainda é motivo de preocupação. O trabalho escravo ainda é uma realidade para milhares de pessoas e milhões de outras não têm direito aos benefícios sociais por não possuírem registro em carteira. Muitos trabalham em organização que desidrata, desnutre e mata por exaustão, em local sem infra-estrutura, água potável, saneamento básico e sem paz para trabalhar.

Segundo estimativas da OIT, todo ano acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.

Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

A data

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei do Deputado Roberto Gouveia (PT/SP).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram