Ato na Praça do Cebolão, em Brasília, lembra vítimas das LER/Dort

O Sindicato dos Bancários de Brasília realizou nesta segunda-feira (28) ato na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, para lembrar o Dia Mundial de Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O objetivo foi chamar a atenção dos bancários, que são uma de suas maiores vítimas, para a importância da conscientização acerca da prevenção dessas doenças e, em caso de diagnóstico, sobre o tratamento adequado.

“Mais importante que tratar é prevenir. A gente entende que o trabalho é muito importante, mas ele deve ser feito em condições adequadas, e sem comprometimento físico do bancário. Uma dorzinha aqui, outra ali, depois a situação se torna séria”, frisou Fabiana Uehara, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

A atividade contou com música, massagem, teatro e a distribuição de informativo bancário temático com dados, depoimentos de vítimas e análise de especialistas sobre as LER/Dort no ambiente bancário. “O trabalho bancário é desgastante e acabamos nos acostumando e nos esquecendo da prevenção. O Sindicato está atento a essa realidade, que tem piorado a cada dia. Nesse sentido, entre outras iniciativas, a entidade mantém a Clínica do Trabalho, com os grupos de apoio aos bancários acometidos pelas doenças relacionadas ao trabalho”, afirmou Enilson da Silva, diretor do Sindicato.

O bancário do Banco do Brasil Orlando Lino participou da atividade promovida pelo Sindicato e se lembrou dos colegas que sofrem com as LER/Dort. “Conheço muitos colegas acometidos e afastados do trabalho por causa dessas lesões. As condições de trabalho ainda têm que melhorar e os bancários devem ficar atentos para se prevenir”, diz.

Seminário

Durante o ato, os trabalhadores também foram convidados a participar do “Seminário Nacional: O contexto do trabalho e suas implicações no acometimento da LER/Dort”, que ocorrerá na quarta-feira, dia 2 de março, no Teatro dos Bancários, numa promoção do Sindicato com a CUT-DF, e que contará com exposições de especialistas das área médica, trabalhista e previdenciária.

Dados do Ministério da Previdência Social confirmam a alta incidência de LER/Dort na categoria. Em 2009, 7.717 trabalhadores do setor foram acometidos pelas doenças relacionadas ao trabalho – só no Distrito Federal foram registrados 467 casos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram