Ato dos bancários do Rio protesta contra reestruturação da Gecex do BB

Bancários criticaram desmonte imposto pela direção do BB

Os funcionários do Banco do Brasil fizeram, nesta segunda-feira (10), às 13 horas, em frente ao prédio da empresa, na Senador Dantas, um ato público em protesto contra o desmonte que vem ocorrendo na área-meio. Deste vez, o alvo é a Gerência de Comércio Exterior no Rio de Janeiro (Gecex/Rio), a maior do Brasil.

Serão atingidos 50% do quadro funcional, que perderá parte dos salários com a mudança compulsória para outros setores. Além disso, o desmonte prejudica economicamente o município e o estado, com a diminuição da presença do BB: todos os contratos de exportação e importação passam pela Gecex Rio.

A manifestação contou com a presença maciça dos colegas da Gecex e de outros setores, diretores do Sindicato, delegados sindicais, além do vereador Reimont (PT), que está encaminhando à Mesa Diretora da Câmara do Rio de Janeiro uma moção com o pedido de suspensão do processo de reestruturação no banco.

Faixas, cartazes e um esquete da Cia. de Emergência Teatral denunciaram o desmantelamento da área-meio do banco. “É um retrocesso social na vida dos trabalhadores e uma movimentação do BB contra as políticas de desenvolvimento econômico e social pregadas pelo governo federal. Uma afronta à postura de diálogo com a sociedade, compromisso assumido pela presidente Dilma”, afirmou a diretora da Secretaria de Bancos Públicos do Sindicato, Luciana Vieira.

A dirigente sindical acrescenta que o Sindicato está encaminhando a todos os parlamentares eleitos pelo Rio de Janeiro uma denúncia sobre esse processo nocivo à população e à economia.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram