Ato do Sindicato dos Bancários de Pernambuco alerta sobre como banqueiros exploram clientes

Com o objetivo de dialogar com a população sobre as razões para a realização da greve, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco vem fazendo uma série de abordagens na Região Metropolitana do Recife e no Interior do Estado. A atividade conta com a participação de dirigentes sindicais, bancários e artistas populares.

Nesta segunda-feira (12), a ação ocorreu em frente à agência do Bradesco, localizada no bairro do Derby-Recife.

Durante o ato, a "Carta aos Clientes" foi distribuída nos cruzamentos da Praça da Democracia. O material informativo esclarece que as reivindicações da categoria não são apenas por reajuste salarial e benefícios. Mas, por mais contratações para redução de filas nas agências, segurança e melhorias no atendimento ao cliente. "Os seis maiores bancos lucraram R$ 29,6 bilhões somente no primeiro semestre deste ano”, denuncia o documento.

O aposentado Ailton Ribeiro que utilizava o autoatendimento da agência parou para ouvir os bancários e saiu convencido da legitimidade da greve. "O que os bancários estão reivindicando é justo, porque o lucro dos banqueiros é exorbitante. As tarifas que nós pagamos são abusivas e no dia do pagamento dos servidores o serviço prestado pelo banco é péssimo", afirma.

De acordo com Fabiano Moura, diretor do Sindicato, os bancários chegam ao sétimo dia de greve com mais de 90% das agências bancárias paralisadas em Pernambuco. "Nós reivindicamos na mesa de negociação 14,78% e depois de três dias de greve forte a Fenaban chamou o Comando Nacional para negociar. Mas, ofereceram 7%, índice que não atinge nem a inflação. Não vamos aceitar esse tipo de postura na mesa de negociação", garante o dirigente. A proposta de reajuste mais abono de R$ 3,3 mil foi apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira (9) e rejeitada pelos bancários.

Na próxima terça-feira (13), às 14h, haverá uma nova rodada de negociação com a Fenaban em São Paulo. A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, participará da mesa. "Os bancos querem manter uma proposta de abono sem ganho real e nós não vamos aceitar. Eles não querem dar nem a inflação (9,5%)", afirma. Segundo Suzineide, o abono salarial representará perda de até 4% nos salários no próximo ano.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram