Atividades em Mauá e Ribeirão Pires demonstram mobilização da categoria

(Santo André) Atividades da campanha salarial dos bancários atingiram nesta quarta, 5, duas dezenas de agências localizadas nas cidades de Mauá e Ribeirão Pires. As manifestações aconteceram simultaneamente a mais uma rodada de negociação com a Fenaban, a federação dos bancos. Durante pouco mais de meia hora, sem atraso na abertura das agências, bancários e clientes foram informados sobre as discussões em curso, principais reivindicações e problemas enfrentados pela categoria.

Em Mauá, os locais de trabalho foram visitados pelos diretores do Sindicato, que conversaram com funcionários e usuários. Já em Ribeirão Pires os bancários se concentraram na Praça do Relógio e realizaram assembléia de rua. O diretor sindical Orlando Puccetti Jr. explicou as novidades no processo negocial, estruturado em etapas a partir de abordagem temática e com término previsto para 20 de setembro. Ele destacou entre as reivindicações aquela que estabelece o repasse de 5% do que os bancos ganham com a cobrança de tarifas. “Se calculado sobre o arrecadado no primeiro semestre deste ano esses 5% resultariam em cerca de R$ 3,4 mil para cada bancário”, explicou. Outra reivindicação destacada é a que altera o conceito de metas, que passariam de individuais a coletivas, beneficiando a todos os trabalhadores e reduzindo a pressão no trabalho.

A negociação desta quarta com a Fenaban contemplou questões de ordem econômica como o reajuste salarial, PLR, 14º salário, pisos, remuneração variável, vales refeição e alimentação, auxílio-creche, auxílio-educação e 13ª cesta-alimentação. O reajuste reivindicado pela categoria é de 10,3%, o que inclui a reposição da inflação e um aumento real de 5,5%.

“Nesse processo inicial da campanha salarial é muito importante a participação dos bancários nas atividades. O fato dos funcionários de vários bancos estarem juntos, unidos com um mesmo propósito numa assembléia de rua, por exemplo, significa muito. A categoria bancária não tem a divisão que os banqueiros pregam no que se refere à concorrência pelo mercado entre as várias instituições financeiras”, afirma Renato Foresto, diretor do Sindicato. “Por outro lado, o Sindicato tem trabalhado para que a união dos bancários seja cada vez maior, o que beneficia a todos”, finaliza Foresto.

Clientes – O Sindicato dos Bancários do ABC também distribuiu o Jornal do Cliente nas atividades desta quarta. O informativo aponta o alto lucro dos bancos e sua capacidade em melhorar as condições de trabalho e salário e, conseqüentemente, o atendimento à população. “Tento fugir das filas vindo ao banco em dias mais tranqüilos ou usando o auto-atendimento. Mas muitas vezes não entendo o que vem no extrato, o banco cobra e a gente nem sabe porquê. É uma linguagem que deveria ser simplificada”, afirma a dona-de-casa Kelly Chelembreg, 34 anos, cliente do Bradesco, Itaú e CEF, que lembra ainda as muitas dificuldades enfrentadas pelos aposentados, em especial quando têm de usar o auto-atendimento.

Além de Mauá e Ribeirão Pires as atividades da campanha salarial 2007 já atingiram a cidade de São Bernardo, na semana passada. Elas deverão incluir outros municípios do Grande ABC nos próximos dias.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram