Atividade lúdica ‘Caçada aos Bankemon’ fortalece 10º dia da greve dos bancários de Porto Alegre

A greve dos bancários chegou ao seu 10º dia na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre fortalecida. A mobilização desta quinta-feira (15) foi marcada por uma atividade lúdica, em frente ao prédio da Direção Geral (DG) do Banrisul, na rua Caldas Junior, Centro Histórico de Porto Alegre. Três bonecos, representando os personagens do jogo Pokemon Go, fizeram a alegria dos grevistas.

A ‘Caçada aos Bankemon’ fez uma alusão às dificuldades enfrentadas pelos bancários em seu ambiente de trabalho e procurou dialogar com a população e clientes dos bancos sobre a responsabilidade da greve: a culpa é dos banqueiros que resistem em aceitar a proposta de aumento real dos trabalhadores. No 10º dia da greve, 289 agências ficaram fechadas na área de abrangência do SindBancários. Em todo o Estado, foram 935 agências.

A atividade do 10º dia de greve teve Ato de Solidariedade aos trabalhadores dos Correios, o tradicional almoço coletivo na rua e a ‘Caçada aos Bankemon’. O dia da greve seguiu com vigília, desde às 16h, para acompanhar a oitava mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, em São Paulo.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, exaltou a atividade lúdica e chamou os bancários para ampliarem a mobilização. “A Caçada aos Bankemon é uma forma de mostrarmos à população que os bancários sofrem muito nos seus locais de trabalho. Sofrem com assédio moral, com metas abusivas e com filas nas agências provocadas pelo número de bancários que os banqueiros demitem. Lutamos por aumento real e por melhores condições de trabalho o que melhora o atendimento”, avaliou Gimenis.

A diretora de Comunicação do SindBancários, Ana Guimaraens, participou da atividade fantasiada em um dos bonecos de Bankemon. “Essas atividades lúdicas são importantes para que possamos fazer um diálogo com a cultura de massa e mostrar que as greves são instrumentos de luta dos trabalhadores e que podem ser apresentados de forma que as pessoas interajam e reconheçam a sua forma alegre e lúdica”, explicou Ana, lembrando que na greve do ano passado, os bancários fizeram a Bancários Walk em alusão à cultura zumbi.

Os bonecos foram desenhados pelo chargista do SindBancários, Augusto Bier, e criados pelo Grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (16), a greve chegará ao seu 11º dia. A principal atividade será uma assembleia de organização do movimento a partir das 14h, no Auditório da Casa dos Bancários. O objetivo é definir, de forma transparente e democrática, os passos da greve para a próxima semana.

Agenda de Mobilização da greve

Sexta-feira, 16/9

14h: Assembleia de organização da greve dos bancários no Auditório da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Quinta-feira, 22/9

Mobilização dos bancários para participação no Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações das Centrais Sindicais contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram