Assinado acordo aditivo no Santander

(São Paulo) Pelo segundo ano consecutivo os funcionários do Santander conseguiram a renovação do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O acordo, construído na mesa de negociação pelos sindicatos e a direção do Santander, e aprovado pelos bancários no dia 13 de dezembro, foi assinado e tem valor retroativo a 1º de setembro.

Houve grandes avanços nas cláusulas sociais. O período de amamentação, que dá direito à trabalhadora de iniciar sua jornada meia hora mais tarde e sair meia hora mais cedo para amamentar, foi ampliado de seis para nove meses. Outra mudança importante veio para os funcionários com deficiência que passam a ter abono de ausência quando tiverem de reparar próteses ou órteses – como cadeira de rodas.

As conquistas do aditivo também se estenderam à área econômica: os programas próprios de remuneração não serão descontados da Participação nos Lucros e Resultados. Além disso, conquistamos o auxílio-educação. Mil bolsas para todos os trabalhadores do conglomerado que tenham pelo menos um ano de empresa poderão pleiteá-las. A conquista é válida para a primeira graduação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Marketing, Direito e Matemática, além de cursos na área de Tecnologia da Informação (desde que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura). A bolsa corresponderá a 50% do valor da mensalidade com teto de R$ 300.

Também foi foram assinados os termos de compromisso Banesprev e Cabesp, que garantem a manutenção do patrocínio do banco para estas entidades.

“Os bancários estão de parabéns. Agora precisam tomar conhecimento da íntegra do aditivo e fazer valer os direitos conquistados”, ressalta a diretoria diretora do Sindicato de SP, Rita Berlofa.

Cabesp
Os eleitos para a gestão 2008/2009 do Conselho Fiscal da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp), Gilberto Paulillo e José Cristiano Massoni Meibach, e Claudanir Reggiani, indicado pela Afabesp, tomaram posse no dia 2. Os candidatos eleitos para as diretorias Administrativa e Financeira não assumiram os cargos em virtude de decisão judicial. “Além de atuar no Conselho Fiscal, coloco-me à disposição da diretoria para ajudar a solucionar os problemas de credenciamento de médicos e hospitais”, disse Gilberto Paulillo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram