Ass‚dio moral ‚ destaque durante encontro dos banc rios de Rond“nia

(Porto Velho) Um problema que acompanha o trabalhador há séculos, o assédio moral vem ganhando espaços de discussão no Brasil graças à atuação do sindicalismo, com destaque para a categoria dos bancários, que vêm levantando o debate sobre o tema e cobrando um tratamento digno no ambiente de trabalho. A constatação é do Mestre em Psicologia do Trabalho e professor da Universidade de Brasília, João Batista Ferreira, autor de um livro sobre o assunto – prestes a ser lançado, que no último final de semana fez uma palestra para os participantes do Encontro Estadual dos Bancários, realizado em Ji-Paraná.

 

Participaram do evento, 120 bancários e cooperativários, representando todas as agências bancárias do Estado. Na ocasião, foi elaborada uma minuta com as reivindicações dos bancários de Rondônia, que serão debatidas na Conferência Nacional, marcada para o período de 27 a 31 de julho, em São Paulo, quando serão discutidas as reivindicações e estratégias de luta da categoria para a Campanha Salarial 2007, prevista para agosto.  O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Paulo Stekel, coordenou as discussões sobre o tema e fez uma análise da conjuntura nacional durante o encontro. O presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, falou sobre a conjuntura local, na ocasião.

 

Ainda durante o encontro, dois bancários portadores de LER/Dort – ambos funcionários do banco HSBC, fizeram uma explanação sobre as dificuldades impostas pela doença e a necessidade de buscar ajuda nestes casos. Um dos bancários falou sobre o pedido de indenização feito para a Justiça – já garantido em primeira instância, para reparar danos morais e materiais provocados pela LER, que é considerada como acidente de trabalho. Outro bancário, que teve sua demissão anulada, falou sobre a discriminação que sofreu no ambiente de trabalho, um problema que acompanha grande parte dos portadores de LER, que são taxados de preguiçosos e inoperantes, quando a moléstia impede a realização de tarefas e funções no ritmo imposto pela competitividade.

 

O Encontro Estadual dos Bancários foi finalizado na manhã do último domingo, "com todos os seus objetivos alcançados" segundo avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia (SEEB/RO), Cleiton dos Santos Silva. "A presença de delegados de todo o Estado garantiu uma boa representatividade e mostrou mais uma vez a organização e disposição da categoria para lutar por melhores condições de trabalho", afirma o sindicalista.

 

Fonte: Ana Aranda – Seeb RO

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram