Assalto ao posto do Banese aumenta insegurança em Laranjeiras

Homens fortemente armadas invadiram na manhã de quinta-feira (10) um Ponto Banese, no município de Laranjeiras (SE), e promoveram um arrastão nos caixas e junto aos clientes que aguardavam atendimento. No momento em que se preparavam para evadir do local acabaram se deparando com agentes da Polícia Militar que foram acionados por populares. Após desrespeitar a voz de prisão, os dois assaltantes sacaram as armas e trocaram tiros contra a guarnição.

No tiroteio os acusados foram baleados e um dos criminosos atingidos na ação policial, que não foi ainda identificado, veio a óbito no local. O outro assaltante foi identificado como Ruscharlliton Zuzarte dos Santos, 23 anos, conhecido como “Nêgo Chau”. Ele chegou a receber atendimento médico, mas também não resistiu.

Rotina de insegurança

Essa foi a terceira ação contra agências bancárias em menos de seis meses no município, que fica a 19 km de distância da capital sergipana, Aracaju. No último dia 17 de janeiro uma unidade do Santander foi invadida por meliantes que conseguiram levar mais de 100 mil reais.

Já em 16 de outubro do ano passado, um grupo especializado nesse tipo de crime explodiu centrais de autoatendimento do Bradesco e subtraíram um montante superior a 150 mil reais.

Com o desfecho da ocorrência desta quinta-feira, o setor de inteligência da Polícia Civil não descarta a possibilidade de envolvimento destes acusados nas ações anteriores. Pela PC foi dito que o bando já estava sendo monitorado há dois meses.

Preocupado com a segurança pública na cidade, o estudante universitário Anderson da Costa Júnior lamentou a situação e exigiu medidas emergenciais por parte do poder público municipal. Segundo ele, costumes antigos dos populares tiveram que ser deixados pra trás diante da onda de violência que assusta os moradores.

“A gente não pode ficar mais na porta até tarde como antes porque podemos ser assaltados. Não é de hoje que reclamamos da segurança, mas nem os vereadores, nem o prefeito fazem nada. Ontem o Banese foi alvo dos marginais e, se continuar com essa falta de investimento, pode ter certeza que não será a última vez”, disse.

Diante da troca de tiros alguns curiosos que presenciaram a movimentação chegaram a se deitar nas calçadas temendo serem atingidos pelas munições. Outros corriam e apontavam para dois motoqueiros que possivelmente estariam fugindo após terem dado cobertura aos meliantes baleados.

Dono de uma lanchonete, o comerciante Francisco Lemos disse que esse não foi o primeiro tiroteio de 2014. “Troca de tiros aqui parece que virou moda. Eu vi quando dois caras estavam em motos diferentes e quando ouviram as sirenes acabaram fugindo. Não tenho medo de aparecer porque nasci aqui e quero ver Laranjeiras voltar aos anos de tranquilidade”, afirmou.

Quanto à redução de turistas na cidade histórica, Chico concluiu dizendo: “Quem pelo amor de Deus quer conhecer uma cidade onde o cartão de visita são dois assaltos a banco em três meses? Todo mundo sabe que o nosso turismo não é o mesmo de antigamente e que a tendência é piorar”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram