Assalto a agência do Sicredi no município de Vera deixa dois feridos

Cerca de 10 homens entraram na agência da Cooperativa de Crédito Sicredi, no município de Vera, a 486 quilô-metros de Cuiabá, por volta das 10 horas da manhã. Os bandidos estavam fortemente armados e a ação durou aproximadamente 15 minutos.

Ao tomar conhecimento do ato, o presidente do Sindicato dos Bancários em Mato Grosso (Seeb/MT), Arilson da Silva, entrou em contato com os funcionários do banco que disseram que os bandidos estavam encapuzados e que levaram dinheiro do caixa, mas não conseguiram abrir o cofre. Durante o assalto, eles trocaram tiros com a polícia e atingiram duas pessoas que foram levadas para o Hospital Regional de Sorriso, cidade próxima ao muni-cípio de Vera.

“O transtorno e o medo puderam ser notados na voz dos bancários com quem falei por telefone. É um caos saber que, mesmo denunciando a falta de segurança nas agências bancárias do país, estamos à mercê da violência”, desabafa Arilson da Silva.

Nos últimos anos, um dos temas mais debatidos entre a categoria e cobrados tanto dos banqueiros, como do pró-prio poder público e da polícia é a segurança bancária. Porém as entidades representativas dos trabalhadores do ramo financeiro não vêem nenhuma mudança ou empenho para garantir o fim dessa situação.

Há menos de dois meses, dirigentes sindicais do Seeb/MT se reuniram com o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso a fim de encontrar meios de minimizar os riscos de morte, tanto dos trabalhadores como dos clientes nas agências bancárias do Estado. Além disso, o Sindicato ainda procurou o apoio do deputado esta-dual Ademir Brunetto (PT), para alavancar as discussões sobre o assunto e colocar em prática, ações determinan-tes, mas até agora, nada mudou.

Desde 2005, o Seeb/MT já se mobilizou junto à sociedade e também junto às autoridades, mas as possibilidades nunca passam de promessas.

Essa tragédia, que poderia ter sido pior, caso os bandidos conseguissem chegar à agência do Bradesco, banco que também estava na mira dos assaltantes, mostra a fragilidade do sistema de segurança adotado atualmente pelos bancos do país. “Somente com uma legislação eficiente e que estabeleça regras claras sobre a segurança bancária, estaremos seguros”, explica Arilson.

Os bancários cobram a instalação de porta giratória de segurança, blindagem nos vidros e câmeras de vídeo em todas as agências bancárias do país, além de outros aparatos.

Apoio aos bancários
Segundo informações dos bancários do Bradesco em Vera, assim que ficaram sabendo que estava em andamen-to um assalto na agência do Sicredi da cidade, os mesmos decidiram fechar totalmente a agência. Porém, num ato autoritário, que pode até mesmo ser considerado desumano, a Superintendência do banco recriminou a atitu-de dos bancários, que temerosos, quiseram apenas preservar suas vidas e também as dos clientes.

Clientes feridos
Conforme as informações repassadas ao Sindicato dos Bancários, os dois clientes atingidos por tiros já estão fora de perigo.

Assaltantes
Um dos homens suspeitos de participar de um assalto na manhã desta quarta-feira no município de Vera foi preso por policiais em um matagal entre a MT-225 e a BR-163. O homem, ainda sem identificação, foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorriso. De acordo com a polícia, o suspeito está ferido.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram