As resoluções do grupo que discutiu saúde e condições de trabalho

Rede de Comunicação dos Bancários
Júnior Barreto – Contraf/CUT

O encontro temático que discutiu saúde e condições de trabalho no primeiro dia da 10ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou os seguintes eixos da campanha salarial, que serão submetidos à plenária de sábado e domingo:

Combate ao assédio moral e outras formas de violência organizacional e às metas abusivas;
Isonomia de direitos entre bancários afastados por motivos de saúde e bancários da ativa;
Prevenção/Reabilitação.

Também será encaminhada a proposta em defesa da jornada de seis horas diárias como um dos eixos da campanha geral, pois além de ser importante como forma de geração de emprego, é determinante na promoção de melhores condições de saúde.

Formas de mobilização

Estabelecer indicativamente a semana de 25 a 29 de agosto como “Semana em Defesa da Saúde e Condições de Trabalho dos Bancários”, com atividades em todas as bases sindicais, sem perder de perspectiva a priorização da defesa da saúde durante toda a Campanha. Uma das alternativas é de em um dos dias da semana promover um dia nacional de doação de sangue.
Todos os materiais de mídia da Campanha deverão demarcar a defesa da saúde.

Outras ações:

Estimular os trabalhadores a ingressarem na justiça com ação acidentária, difundindo dentre outras coisas, informações sobre os trâmites necessários;

Exigir cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR’S) do Ministério do Trabalho e Emprego, sobretudo a que trata do SESMT (Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Retomada das negociações sobre Saúde do Trabalhador Bancário com as propostas de isonomia de direitos; prevenção/reabilitação e assédio moral/violência organizacional e metas.

Também foram discutidas as cláusulas de saúde da minuta, que depois de debatidas e referendadas na plenária, comporão o documento final a ser entregue para a Fenaban, devendo ser divulgada posteriormente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram