Aprovado acordo em São Paulo que encerra ação contra Nossa Caixa

Assembleia dos bancários aprovou pagamento de cerca de R$ 100 milhões

Ação judicial movida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo contra a Nossa Caixa rendeu cerca de R$ 100 milhões aos funcionários que tinham duas horas extras pré-contratadas entre outubro de 1986 e junho de 1990.

O processo, que durou mais de 24 anos, foi encerrado na noite desta quinta-feira 11, quando os bancários com direito ao ressarcimento aceitaram acordo proposto pelo Banco do Brasil, que incorporou a instituição estadual em 2008.

A assembleia foi realizada na Quadra dos Bancários. “Foram anos de recursos em que o banco protelou o pagamento da dívida com seus empregados. O Sindicato ficou ao lado dos trabalhadores e acompanhou a ação por todo esse tempo, e assim conseguiu garantir o justo ressarcimento do que é direito dos bancários. Algumas pessoas nem sabiam da existência da ação, e todos saíram felizes da Quadra, festejando o que muitos consideraram como um presente de final de ano”, comemora a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Quem tem direito

A ação será paga a 1.976 bancários da extinta Nossa Caixa que tinham duas horas extras pré-contratadas. Foram excluídos pela Justiça, durante o andamento do processo, os trabalhadores que já eram comissionados – ou seja, já recebiam pelas horas a mais -, e aqueles que faziam efetivamente seis horas, que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou que já tinham quitado o contrato de trabalho por transação judicial.

Pagamento

A diretora executiva do Sindicato Raquel Kacelnikas explicou que, com o acordo aprovado em assembleia, o próximo passo é sua homologação em juízo. “Vamos levar o acordo para o juiz homologar. Se for homologado na sexta-feira 12 ou na segunda 15 e o BB creditar o dinheiro até o dia 19, nós pagaremos até o dia 22 de dezembro.”

A dirigente sindical orienta os trabalhadores a se informarem sobre datas e prazos pelo site do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram