Após pressão sindical, BRB anuncia contratação de 160 bancários

Após pressão do Sindicato dos Bancários de Brasília, a diretoria do BRB anunciou, durante negociação com os dirigentes sindicais realizada nesta quarta-feira (28), que vai contratar 160 novos bancários e bancárias: 100 agora em junho e os outros 60 nos próximos três meses. O banco vai convocar os aprovados no concurso que vence em dezembro de 2015.

“Apesar de positiva, a contratação de 160 trabalhadores não resolve o déficit de pessoal nas dependências do BRB, estimado em 300 bancários”, avalia o diretor do Sindicato, Antônio Eustáquio, que também é bancário do BRB.

A contratação de novos bancários e bancárias é uma luta histórica do Sindicato para melhorar as condições de trabalho e de atendimento aos clientes e usuários de todas as instituições financeiras.

Luta por novas contratações

Em 5 de maio, durante audiência realizada com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato buscou a intermediação daquela instituição na campanha visando à contratação de novos funcionários para o BRB.

O Sindicato relatou a situação de extrema necessidade de novos funcionários no banco, o que se constata pelo aumento significativo de horas extras realizadas atualmente, e também pelo expressivo número de adoecimento decorrente certamente desta sobrejornada, com o agravante de que há inúmeras denúncias de que diversos gestores não estão informando estas horas extras, o que acarreta ainda o não pagamento das mesmas.

Após o ato realizado no dia 30 de abril, no Edifício Brasília, sede do BRB, este foi mais um passo na campanha pela contratação de novos funcionários.

Déficit de pessoal

O Sindicato ressaltou a percepção da própria área de recursos humanos do banco de que há uma carência de aproximadamente 300 novos funcionários. Lembrou também que há hoje no cadastro de reservas do último concurso 635 aprovados aguardando convocação.

Na audiência com o MPT, o Sindicato relatou ainda a situação de nomeações ocorridas no BRB em desacordo com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Embora o banco esteja discutindo com o Sindicato esta situação, a entidade sindical entende a importância de registrá-la junto ao MPT na busca de mais um elemento que conjugue forças para que esta prática seja corrigida.

A audiência foi intermediada pela bancária e deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que sempre se empenhou fortemente para a busca de soluções para os problemas da categoria bancária. Erika é ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Brasília e da CUT-DF.

A audiência foi acompanhada por Eustáquio. Também estiveram presentes duas concursadas do BRB e organizadoras do movimento por mais contratações.

As 160 novas convocações anunciadas pelo BRB não encerra a campanha pelo aumento do número de bancários. O Sindicato e o movimento por mais contratações continuam mobilizados para que os outros 475 aprovados no certame do BRB sejam convocados o mais rápido possível.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram