Após mobilizações, Contraf-CUT garante pagamento da PLR no BNB

Negociação com BNB em Fortaleza garante conquista para funcionários

Depois de um processo de mobilizações e várias negociações, incluindo o DEST em Brasília, a Contraf-CUT, federações e sindicatos, assessorados pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), garantiram mais uma importante conquista para os trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que é o pagamento da segunda parcela da PLR.

Durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (7), na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, com o presidente do BNB, Nelson Antônio de Sousa, ficou assegurado um montante de R$ 20 milhões para o crédito da segunda parte da PLR, totalizando R$ 53,8 milhões provisionados para a PLR se levados em conta o valor de 70% adiantados ao final da Campanha Nacional 2013.

A Contraf-CUT reivindicou que o pagamento seja feito nesta sexta-feira ( 9), uma vez que todos os demais bancos já pagaram a PLR para os seus funcionários. O BNB se comprometeu a fazer o crédito o mais breve possível.

Solucionada a questão da PLR, os dirigentes sindicais solicitaram a extensão do prazo de carência do empréstimo especial por ocasião da PLR de 2011, iniciando os pagamentos somente em janeiro de 2015. “A demanda parte do princípio de que é elevado o endividamento do funcionalismo. À época, a adesão a esse empréstimo especial foi de 90% e o início do pagamento somente em janeiro aliviaria a situação financeira da grande maioria dos funcionários”, ressalta Carlos Souza, vice-presidente da Contraf-CUT. O banco sinalizou positivamente em atender mais essa questão.

Além disso, as entidades sindicais reivindicaram e conseguiram o abono da falta referente às paralisações realizadas por ocasião dos protestos pelo pagamento da PLR.

Por fim, o presidente do BNB apresentou uma proposta para que o pagamento da PLR deste ano seja realizado nos mesmos moldes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que baseiam o pagamento levando em conta o lucro semestral. Carlos Souza informou que esse modelo deverá ser debatido durante a Campanha Nacional 2014.

“Essa foi mais uma vitória da mobilização e da negociação, que constituiu importante peça de pressão junto ao governo federal e aponta para a necessidade de se acumular ainda mais forças para a campanha salarial que se avizinha”, salienta Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram