Após impasse, bancários assinam finalmente acordo coletivo com Banpará

Depois de uma intensa Campanha Nacional 2013, com momentos históricos na luta do funcionalismo do Banpará, finalmente o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014 foi assinado no final da manhã desta sexta-feira (22), em Belém, mesma data em que o Sindicato dos Bancários do Pará comemora, junto com a categoria, seus 80 anos de muitas conquistas e vitórias.

“Foram várias reuniões em que discutimos junto com o banco a redação do acordo, não entendemos os motivos que levaram o Banpará a dificultar esse processo, mas o importante é que o ACT que assinamos está exatamente de acordo com o que foi oferecido na audiência de conciliação no TRT da 8ª Região e também apresentado ao funcionalismo do banco, defendido por todas as entidades representativas da categoria, pondo fim à greve”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Mais uma vez quero parabenizar todos os bancários e bancárias do Estado, os principais responsáveis por todas essas conquistas e que bravamente cruzaram os braços, enfrentaram os assédios, as práticas antissindicais em busca de melhores salários e condições de trabalho”, destaca.

No início da semana, o Sindicato encaminhou ofício à direção do banco apontando as pendências que ainda persistiam na redação do documento que eram referentes à cláusula 15ª, que trata do pagamento da parcela adicional da PLR; e à cláusula 23ª, parágrafo 5º.

Em resposta, o Banpará acatou com todas as ponderações da entidade e retirou as palavras “exclusivamente”, “excepcionalmente” e “proporcionalmente aos dias trabalhados” da cláusula 15ª, bem como a expressão “neste acordo” do parágrafo 5º da cláusula 23ª.

A luta continua

Após assinatura do acordo, as mesas de negociação permanente com o banco serão retomadas. Durante a assinatura do documento, o Sindicato apresentou a proposta de construção de um Grupo de Trabalho (GT) para debater especificamente o Ponto Eletrônico, assim como ocorre em relação ao PCS.

O banco irá avaliar a proposta para em seguida dar uma resposta às entidades representativas do funcionalismo do Banpará.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram