Ano de 2007 fecha com 141 ataques a bancos no RS

O Rio Grande do Sul encerrou 2007 com uma estatística assustadora: foram 141 ataques a bancos durante o ano. O último registro aconteceu no dia 31 de dezembro, quando um buraco de cerca de 50 centímetros de diâmetro foi descoberto às 7h20min na agência do Bradesco de Estância Velha, no Vale do Sinos. Os criminosos invadiram terreno de uma casa ao lado do banco para abrir o buraco na parede lateral, aproveitando que a família estava viajando. Ainda serraram as grades de ferro de dentro da agência. O banco não chegou a ser assaltado. Para a Brigada Militar, a intenção era retornar no feriadão.

A luta do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) é para mudar estes números o quanto antes. Durante todo o ano, o SindBancários lutou pela reativação do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Segurança Bancária.

Só depois de muita pressão, as atividades foram retomadas em novembro. No dia 28 de novembro, a direção do Sindicato pediu à Secretaria de Segurança Pública (SSP) que adotasse em todo o RS de esquema especial de segurança com foco nos bancos no fim do ano.

A iniciativa surtiu efeito. Na comparação com 2006, houve uma redução significativa de ocorrências em dezembro graças à intensificação do trabalho da polícia junto aos bancos. Foram oito registros em 2007 contra 21 no ano anterior.

A cobrança também é para que os bancos invistam em segurança. Durante todo o ano, o SindBancários cobrou das instituições financeiras que apliquem parte dos lucros astronômicos – o setor foi o mais lucrativo do País, superando a área petrolífera – para garantir a vida de bancários, vigilantes e clientes dos bancos.

A luta, agora, é pela sanção do Executivo ao projeto de lei (PL) da vereadora Maria Luiza (PTB), aprovado pelo plenário da Câmara Municipal no dia 21, que prevê a obrigatoriedade de instalação de vidros à prova de bala e de impacto em fachadas externas de agências e postos bancários da Capital.

O SindBancários encaminhou, no dia 27 de dezembro, um ofício para o prefeito José Fogaça, solicitando o agendamento de uma audiência para fazer o pedido. Se o projeto for sancionado, os bancos serão obrigados a se adaptar às novas regras no prazo máximo de 180 dias, a partir da publicação da nova lei.

Veja a estatística do medo em dezembro:

1 – Dia 4: Sicredi – Jari: arrombamento com roubo
2 – Dia 4: Banrisul – Jari: arrombamento com roubo
3 – Dia 4: Banrisul – Porto Alegre (Agencia Benjamin Constant): assalto com roubo de armas
4 – Dia 5: Banrisul – Caxias do Sul (agência Vila Oliva): assalto
5 – Dia 5: Banrisul – Paraíso do Sul (posto): arrombamento
6 – Dia 6: Banrisul – Capela de Santana: assalto à mão armada
7 – Dia 7: Bradesco – Cerro Grande do Sul: assalto com troca de tiros
8 – Dia 31: Bradesco – Estância Velha: arrombamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram