Altos e baixos na terceira rodada de negociação entre COE e Santander

(São Paulo) A terceira rodada de negociações entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o Santander, ocorrida nesta sexta-feira, dia 9, foi marcada por altos e baixos. Desta vez, foram debatidas as cláusulas já existentes que necessitam de melhorias e algumas demandas novas para inclusão no aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2007/2008.

Durante a reunião, o banco acatou a reivindicação da representação dos funcionários de estender para 120 dias a estabilidade provisória em decorrência de adoção (Cláusula 36) também para os pais, pois no acordo atual apenas as mães eram contempladas com o benefício. Outra boa notícia é que a partir de agora, a estabilidade será aplicada ainda para os trabalhadores que adotarem crianças até 12 anos. No acordo anterior só eram beneficiados aqueles que adotavam crianças até 3 anos.

Outro ponto discutido na reunião de hoje foi relacionado às férias (Cláusula 32). A COE reivindicou que a escala deve ser debatida com os funcionários. A direção do Santander não aceitou a inserção desta cláusula no aditivo, entretanto, disse que a orientação passada aos gestores é de que não seja feito nenhum tipo de coação.

Sobre a Liberação Remunerada Pré-Aposentadoria (Cláusula 40), conhecida como pijama, houve só negativas. O banco não quis nem discutir o assunto, alegando que enfrentou mais de mil ações na Justiça de funcionários que chegaram a se beneficiar da cláusula.
Apesar da insistência da COE em pedir isonomia no pagamento de vale-refeição aos funcionários afastados, os representantes da empresa também rejeitaram a proposta.

A última rodada de negociação está marcada para a próxima quarta, dia 14, quando deverão ser concluídos os debates das novas propostas, entre as quais auxílio educacional, estabilidade pré-aposentadoria de 36 meses e PCS (Plano de Cargos e Salários). Na ocasião, também serão discutidos os termos aditivos da Cabesp e Banesprev e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

“Esperamos fechar o aditivo dos funcionários do Santander como um todo, mas que esse aditivo traga melhorias para os bancários como a
estabilidade de 36 meses para a pré-aposentadoria”, afirma Paulo Stekel, secretário executivo da Contraf-CUT e vice-presidente da Afubesp.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram