Alckmin usou a Nossa Caixa para beneficiar a imprensa tucana

(São Paulo) Reportagem publicada hoje pela Folha de S. Paulo revela que o governo de Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, pressionou a Nossa Caixa para liberar verbas de publicidade a veículos de comunicação que dessem destaque a candidatos tucanos na eleição de 2004.

Segunda matéria assinada pelo repórter Frederico Vasconcelos, a Contexto Propaganda, agência que atendia a Casa Civil, “coordenou campanha publicitária de R$ 30 milhões, entre maio e outubro de 2004, com a exigência de liberação de R$ 5 milhões de cada estatal e orientação para atendimento a veículos que apoiavam as candidaturas do PSDB”.

 

A reportagem cita como exemplo de veiculação com interesse político a cobertura pelo jornal "O Diário", de Barretos, da visita do então presidente do PSDB estadual, Antonio Carlos Pannunzio, para alavancar candidaturas de tucanos na região.

“O acerto prévio foi tratado em e-mails trocados entre o presidente da Contexto, Saint’Clair de Vasconcelos, o então assessor de Comunicação do governo Geraldo Alckmin, Roger Ferreira, e o então gerente de Marketing da Nossa Caixa, Jaime de Castro Júnior. O jornalista João Monteiro de Barros Neto, diretor de ‘O Diário’, enviara e-mail a Roger Ferreira informando-o que o jornal e as rádios do grupo cobririam ‘a visita de Pannunzio à região em apoio aos candidatos do PSDB’”, assinalou o repórter.

A visita de Pannunzio foi a manchete de "O Diário" nos dias 1º e 3 de setembro. No dia 8, a Nossa Caixa remeteu à agência Full Jazz propostas de veiculação nos veículos de Monteiro Neto, que também é vice-presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, responsável pela Rede Vida de Televisão, que tem sede em Barretos.

Quando o ex-gerente de marketing depôs na Assembléia Legislativa, em 26 de abril, o deputado Renato Simões (PT) questionou-o sobre a liberação de recursos à Rede Vida, "praticamente às vésperas da eleição". Simões disse que o então presidente do PSDB "iria a Barretos e precisaria levar a notícia da liberação desses recursos". Castro Júnior confirmou que a verba foi liberada.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram